28/05/2021 às 21h18min - Atualizada em 28/05/2021 às 21h18min

Relatório aponta que Rondônia tem a segunda maior taxa de mortes por Covid-19 em todo o país

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

 

Rondônia é o segundo estado com a maior taxa de mortes por Covid-19 em relação ao número de habitantes, de acordo com relatório produzido pelo Tribunal de Contas de Estado (TCE) e Controladoria-Geral da União (CGU) com dados coletados até o final do mês de abril.

O documento afirma que a situação geral da mortalidade pela doença está descontrolada no estado. Em março de 2021, foram registradas 1.293 vítimas fatais do novo coronavírus, um número 113,37% maior que o do mês anterior.

Nos meses de fevereiro e março somados foram registradas mais mortes que em todo o ano de 2020, e nos quatro primeiros meses de 2021 o número de óbitos chegou a ser 80% maior que nos quase dez meses da pandemia no ano anterior.

Segunda maior média de mortes 

Segundo o relatório, a partir de dados coletados com o Ministério da Saúde foi possível perceber que Rondônia tem a segunda maior média de mortes por Covid-19 do Brasil, com 286 óbitos a cada 100 mil habitantes, atrás apenas do estado do Amazonas, e 53% acima da média nacional.

No ranking de casos registrados, o estado fica em quarto lugar, com 11.799 diagnósticos da doença a cada 100 mil habitantes, um número 72,6% maior que a média nacional. 

Porto Velho, Guajará-Mirim e Pimenteiras 

Os dados do Ministério da Saúde analisados pelo TCE e CGU também apontam que a capital rondoniense, Guajará-Mirim e Pimenteiras do Oeste são as cidades de Rondônia com as maiores taxas de mortes em relação à população.

Porto Velho é a segunda capital do país com a maior média de mortes por Covid, atrás apenas de Cuiabá (MT), e está quase 60% acima da média nacional. Em número de casos registrados, o município está em 4º lugar, com 89,3% mais casos por 100 mil habitantes que a média brasileira.

Guajará registrou o maior número de mortes em um mês em fevereiro deste ano, com 33 vítimas, sendo 136% a mais que no mês anterior. O município está em segundo lugar em uma lista de 414 cidades que possuem a mesma faixa de número de habitantes, atrás apenas de Pontes e Lacerda (MT). Em número de casos registrados, Guajará está em primeiro lugar.

Pimenteiras do Oeste, que até então não havia tido mais de três mortes por Covid registradas em um mês, e tinha oito óbitos desde o início da pandemia, registrou sete mortes em abril deste, até o dia 26, um aumento de 600% em relação ao mês anterior. A cidade é também a segunda com mais mortes pela doença dentre os 315 municípios brasileiros na mesma faixa populacional, ficando atrás apenas de Parisi (SP).

  1. Pimenteiras do Oeste (RO)
  2. Guajará-Mirim (RO)
  3. Porto Velho (RO)
  4. Faro (PA)
  5. Manaus (AM)
  6. Itapiranga (AM)
  7. Silvanópolis (TO)
  8. Ariquemes (RO)
  9. Vale do Paraíso (RO)
  10. Miranorte (TO) 
Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »