VÍDEO: BR 364 em Rondônia é privatizada em leilão realizado nesta quinta-feira (27) e prevê cobrança imediata de pedágios

O projeto terá R$ 10 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, com grande parte das obras realizadas entre o terceiro e o oitavo ano

Gazeta Rondônia
27/02/2025 14h04 - Atualizado há 1 semana

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizaram, na B3, em São Paulo (SP), o leilão para concessão da Rota Agro Norte (BR-364/RO).

O leilão recebeu uma única proposta. O envelope foi entregue na B3, em São Paulo, pelo consórcio formado pela empresa 4UM Investimentos e o banco Opportunity, vencedora do leilão, conforme havíamos adiantado na COLUNA PAINEL POLÍTICO do último dia 24.

O projeto prevê diversos avanços na rodovia, com investimentos ultrapassando R$ 10 bilhõesEste foi primeiro leilão de uma rodovia federal na região Norte do Brasil.

Com uma extensão de 686,7 km, o trecho da BR-364 que será concedido abrange importantes pontos de Rondônia, desde o entroncamento com a BR-435 até a BR-319, além de acessos estratégicos em Ji-Paraná e Porto Velho.

O projeto de concessão, referente ao Lote CN5 da Rota Agro Norte, é mais um passo para aprimorar a infraestrutura rodoviária. O projeto assegura aportes de R$ 10,23 bilhões para melhorias do segmento posto à leilão.

Serão R$ 6,35 bilhões em Capex, que correspondem a investimentos de longo prazo, os quais incluem contratação de obras de duplicação e adequação das vias; e R$ 3,88 bilhões em Opex, voltado às despesas operacionais. Estima-se que mais de 92 mil empregos sejam gerados com a concessão.

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Nesta quinta-feira, leilão foi rápido, por conta de ter apenas uma proposta. O senador Confúcio Moura esteve presente, acompanhando o evento.

Críticas e tentativas de cancelamento

Nas últimas semanas, diversos segmentos se posicionaram contrários ao modelo de privatização proposto. Comunidades indígenas, deputados estaduais, federais, CREA e representantes do chamado ‘setor produtivo do Estado’ emitiram notas, ingressaram com ações na justiça federal.

No âmbito político, o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma auditoria detalhada no processo licitatório, expressando preocupações sobre possíveis prejuízos à população e ao setor produtivo, especialmente devido à implantação de praças de pedágio ao longo da rodovia.

Além disso, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) manifestou apreensão quanto ao impacto da privatização nos custos logísticos e no preço das mercadorias no Acre, estado que depende da BR-364 para seu abastecimento.

A concessão da BR-364 é a primeira de uma série de 15 previstas pelo governo federal para este ano, com o objetivo de modernizar a infraestrutura rodoviária e fomentar o desenvolvimento econômico na região Norte.

Fonte: Painel Político.


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