O rio Araras, fundamental na irrigação das plantações em Cerejeiras, está com baixíssimo nível de água e ameaçando seriamente a produção agrícola. O alerta foi feito nesta terça-feira (8) pelo deputado Ezequiel Neiva (PTB), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa.
Ele solicitou à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) um investimento urgente nas nascentes do rio. Do contrário, conforme observou o parlamentar, a região corre um sério risco, num futuro próximo, de ficar sem água, comprometendo o plantio e, em consequência, deixando milhares de famílias de agricultores sem renda e a população sem alimentos.
Neiva destacou que no Espírito Santo, grande produtor nacional de café a exemplo de Rondônia, também está com os reservatórios minguando, o que tem comprometido a produção. “É preciso tratar os mananciais,” frisou. O orador citou ainda que outros rios rondonienses também apresentam a mesma escassez de água. “É preciso saber o que está ocorrendo,” disse.
O deputado Lazinho da Fetagro (PT) felicitou Ezequiel Neiva por levar o problema ao plenário do Legislativo. Ele lembrou que o período chuvoso está terminando o que, segundo ele, pode piorar ainda mais o quadro atual.