O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) marcou presença no Primeiro Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura da Região Norte. Realizado de 18 de março até esta quinta-feira (20), em Belém (PA), o evento tem grande relevância para o fortalecimento da cultura regional. Além de ter dado início a uma série de encontros que serão realizados em outras regiões do Brasil, com o objetivo de integrar e de capacitar agentes culturais de todo o território nacional.
A participação do IFRO neste encontro reforça o compromisso da instituição com a valorização da cultura local e regional. Para os representantes do IFRO, o Coordenador Estadual Rivaldo Souza e a Tutora Kelly Souza, a realização do evento na Região Norte é um marco significativo, considerando a diversidade cultural da região e as especificidades que envolvem o trabalho dos agentes culturais no contexto da Amazônia rondoniense.
Durante o encontro, estão sendo abordados temas como políticas públicas para a cultura, formas de fortalecimento da produção cultural nas comunidades locais e as potencialidades de ação dos agentes culturais no desenvolvimento de projetos que promovam a inclusão, a diversidade e o acesso à cultura para todos. Além disso, o evento também proporciona espaços de troca de experiências e de capacitação para os profissionais envolvidos no setor cultural.
Tabata Iori, Agente Territorial de Cultura de Vilhena (RO), acredita que esses encontros são de extrema importância para ampliar o conhecimento sobre a região, fortalecendo o vínculo e firmando a identidade enquanto Norte do Brasil. Além da troca com outros agentes e gestores, criando o diálogo em rede sobre as ações e o contexto cultural de cada local, auxiliando e inspirando para as futuras propostas e desafios no território.
Segundo os participantes, “em um Brasil tão gigante e plural, encontrar-nos expande nosso olhar para a riqueza da diversidade de onde vivemos e atuamos como fazedores e produtores de arte e educação. A escolha de Belém do Pará para sediar o primeiro encontro regional é um reflexo da importância de se dar visibilidade à riqueza cultural da Região Norte, uma das mais diversas e plurais do Brasil. Com uma história marcada pela convivência de múltiplos povos, tradições e manifestações artísticas, o Norte do país possui uma relevância estratégica para a construção de políticas culturais mais inclusivas e alinhadas às realidades locais”.
A Diretora de articulação e governança do MinC (Ministério da Cultura), Desirée Tozi, ressaltou que “a formação dos Agentes Territorial de Cultura tem o objetivo de unir teoria e prática. O Agente Territorial, quando recebe sua formação, tem que aplicar na prática o que aprendeu nos cursos, então a perspectiva que temos no Programa Nacional dos Comitês de Cultura, é que os Agentes Territoriais, ao terminar sua formação, tragam o aprimoramento das políticas públicas em seus territórios. Quando finalizarem os cursos, poderão contribuir com políticas que fortaleçam a cultura rondoniense de acordo com as especificidades da região da amazônica. Vão ajudar e contribuir para a gestão das políticas públicas em seus territórios”.
Para finalizar, a Agente Territorial de Cultura de Rondônia/Cacoal, Leuziene Aparecida, destaca que o encontro é um passo fundamental para que Agentes Territoriais de Cultura e Artistas possam pensar estratégias para fortalecer as políticas culturais nos territórios e integrar os diferentes fazedores de cultura em Rondônia.