A Prefeitura de Cerejeiras deu mais um passo importante em apoio ao setor produtivo e à preservação ambiental. Em reunião com o sindicato dos produtores rurais do município, o prefeito Sinésio José e o vice-prefeito Valdir Carlos oficializaram, junto ao presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Jair Ferro, a entrega de um terreno destinado exclusivamente ao descarte correto de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
A iniciativa representa um avanço significativo para o meio ambiente e para os agricultores, garantindo um local adequado, seguro e regulamentado para o descarte desse tipo de resíduo. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e o fortalecimento da produção rural, oferecendo suporte necessário aos produtores.
Segundo o prefeito Sinésio José, Cerejeiras é um grande polo de produção agrícola e a prefeitura precisa ser parceira de quem produz no campo, gerando empregos e rendas.
“Com essa entrega a prefeitura de Cerejeiras reafirma seu papel de aliada do homem do campo, promovendo práticas responsáveis e sustentáveis. Quando o campo avança com responsabilidade, todos colhem os frutos do progresso”. Afirmou Sinésio.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
COMO FAZER O CORRETO DESCARTE DE EMBALAGENS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
Antes de tudo, vamos entender o motivo do descarte das embalagens de defensivos agrícolas ser feito de forma diferenciada.
Os defensivos são produtos químicos fortes e que se mal utilizados, podem representar risco à saúde da população e do meio ambiente. Por isso, todos os processos que os envolvem são cercados de cuidados
O produtor rural, depois da emissão da receita agronômica, comprou o defensivo agrícola, fez a aplicação na lavoura e agora, precisa descartar a embalagem vazia do produto. Mas como fazer isso da maneira correta? É bem simples e fácil de fazer, basta seguir essas regrinhas:
Portanto, para o descarte de frascos vazios correto é importante que as embalagens sejam entregues limpas, secas, sem a tampa e furadas. Para facilitar, também devem estar separadas por tamanho e volume, contadas e identificadas com a inscrição estadual do produtor que efetuou a entrega para registro. Descarte incorreto é crime!
Fonte: Gazeta Rondônia – Com informações e imagem do portal da prefeitura no Facebook.