Vereadores rejeitam projeto lei para criação da procuradoria da mulher no âmbito da câmara Municipal de Cerejeiras

Câmara Municipal emitiu nota de esclarecimento justificando a rejeição da proposta

Gazeta Rondônia
22/05/2025 10h14 - Atualizado há 6 horas

A Câmara Municipal de Cerejeiras rejeito Projeto de Resolução nº 002/2025, que propõe a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito do Legislativo Municipal. O projeto, de autoria das vereadoras Gercimara Alves Barbosa e Irlei Kreusch Aguiar, foi apresentado na 13ª Sessão Ordinária, realizada no dia 12 de maio de 2025 e rejeitado pela maioria dos vereadores presentes.

O referido projeto foi rejeitado por 5 votos contrários dos vereadores: Valmir Joaquim, Zeca Rolista, Dione Ribeiro, Marcão da Rádio e com voto de desempate do presidente da Câmara Municipal, vereador Selso Lopes.

Votaram favoráveis a criação da Procuradoria da Mulher os vereadores: Jandir Emiliano, Gercimara Barbosa, Irlei Kreusch Aguiar e Elói Ronsani.

A proposta apresentada pelas vereadoras Gercimara Barbosa é Irlei Kreusch traria celeridade à análise da situação do conflito, propõem orientar ações em caso de assédio, criar mecanismos de prevenção e combate à violência contra a mulher, promover pesquisas seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, além de fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual e municipal em defesa de políticas afirmativas e educativas de respeito e dignidade às mulheres.

Acesse o link e conheça o Projeto de Lei da Procuradora da Mulher

https://drive.google.com/file/d/1VPK43ESnCYyy_lH264Xd3maQo7htKebM/view?usp=sharing

Porém como forma de protesto e repúdio aos nobres vereadores, que votaram contra o projeto, um grupo organizado de mulheres se prontificou em lutar pelos seus direitos e fazer valer leis que venham de encontro com a necessidade feminina.

O grupo de mulheres irá realizar um protesto no plenário da Câmara Municipal na próxima sessão ordinária que será realizada na noite da próxima segunda-feira, dia 26 de maio.

Um grupo foi criado no aplicativo de mensagens WhatsApp para organizar a mobilização do protesto. Acesse este link para entrar no grupo “Mulheres por Cerejeiras” no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/G3fIDjEiFGG85bXv5XmoAU

Buscando transparência e equidade nas informações, a equipe de reportagem do portal eletrônico Gazeta Rondônia, manteve contato com o presidente da Câmara Municipal de Cerejeiras, vereador Selso Lopes, que está cumprindo agenda em Brasília (DF) e enviou uma Nota de Esclarecimentos que pode ser conferida abaixo.

CÂMARA MUNICIPAL DE CEREJEIRAS EMITIU NOTA DE ESCLARECIMENTOS

Nota Oficial: Esclarecimento sobre a Criação da Procuradoria da Mulher e Compromisso com a Defesa dos Direitos Femininos.

A Câmara Municipal de Cerejeiras vem a público esclarecer os fatos relacionados ao Projeto de Resolução nº 002/2025, que propõe a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito do Legislativo Municipal.

O projeto, de autoria das vereadoras Gercimara Alves Barbosa e Irlei Kreusch Aguiar, foi apresentado na 13ª Sessão Ordinária, realizada no dia 12 de maio de 2025. Durante as discussões, os vereadores Selso Lopes, Dione Ribeiro, Valmir Joaquim, Zeca Rolista e Marcão da Rádio manifestaram preocupações quanto à viabilidade da proposta, especialmente no que diz respeito à ausência de estrutura técnica e equipe especializada dentro da Câmara para oferecer o acolhimento necessário às mulheres.

Por entender que a competência para esse tipo de atendimento especializado é do Governo do Estado, esses vereadores estão encaminhando uma solicitação oficial para a instalação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Cerejeiras. O objetivo é garantir um serviço com estrutura adequada, profissionais capacitados e maior alcance de proteção às mulheres da nossa cidade.

É importante destacar que todos os vereadores envolvidos nessa discussão são também pais, filhos, irmãos, maridos e avôs. Têm em suas famílias mulheres que amam, respeitam e valorizam — e é com esse mesmo sentimento que se dedicam ao serviço público, buscando sempre o melhor caminho para cuidar de toda a população, especialmente das mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade.

Reforçamos nosso compromisso com a verdade, com o respeito mútuo e com a construção de soluções que realmente atendam às necessidades do povo. Este não é um momento para divisões, mas sim para união, diálogo e cooperação. Estamos abertos a construir juntos, com todas as vereadoras, vereadores e comunidade, políticas públicas que fortaleçam a proteção, a dignidade e os direitos das mulheres.

Câmara Municipal de Cerejeiras - Trabalhando com humildade, respeito e compromisso com o bem de todos.

Fonte: Gazeta Rondônia.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »