JI-PARANÁ: IFRO oferta cursos gratuitos de Artesã em Biojoias em Comunidades Indígenas

Gazeta Rondônia
21/07/2025 10h46 - Atualizado há 5 dias

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) está com inscrições abertas para 60 vagas no curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertado por meio do Projeto Mulher de Fibra.

O Curso de Artesã em Biojoias Básico tem duração de seis meses e é voltado exclusivamente para Mulheres Indígenas, a partir de 16 anos, de qualquer nível de escolaridade, pertencentes aos povos Karo Arara e Ikólóéhj Gavião do município de Ji-Paraná.

Realizado por meio da celebração de termo de execução descentralizada com o Ministério do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o curso objetiva promover o empreendedorismo feminino por meio da criação, desenvolvimento e venda de biojoias a partir de resíduos e sementes amazônicas.

Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp

São 20 vagas disponíveis para a formação que será ministrada na Aldeia Paygap (Povo Karo Arara), Espaço de Etnoturismo Tê Xaragá, Terra Indígena Igarapé Lourdes de Ji-Paraná. E 40 vagas estão disponibilizadas para mulheres residentes na Aldeia Ikólóéhj (Povo Ikólóéhj Gavião), Linha 78, Terra Indígena Igarapé Lourdes de Ji-Paraná.

As aulas acontecerão em dias e horários que serão definidos em comum acordo com a realidade da comunidade indígena onde o curso será ofertado. A seleção ofertada pelo Instituto Federal de Rondônia é pública e gratuita, não havendo cobrança de taxa de expediente, manutenção ou taxa de inscrição, matrícula e ou mensalidades

As inscrições estão abertas até as 23h59min do dia 23 de julho de 2025 e podem ser feitas por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/A8X1vMpNSXmxNWnb7 ou presencialmente no mesmo endereço onde as aulas serão ministradas.

Edital nº 0107/REITORIA/IFRO, de 03 de julho de 2025, completo está disponível neste link.

Fonte: Portal IFRO.


FONTE: Assessoria
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »