Em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e valorização da cultura foi realizado em Porto Velho, no último dia 25, o Prêmio Boto da Amazônia na sua 2ª Edição, que reuniu escritoras de diversas partes do Brasil e do mundo. O evento aconteceu no tradicional restaurante San Genaro, no dia de 25 de julho, coordenado pela escritora Izabel Cristina, presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB - Coordenadoria Rondônia.
Um dos grandes destaques da cerimônia foi a presença da renomada escritora ítalo-brasileira Sônia Miquelin, diretora da Associazione Culturale Internazionale Mandala – Itália - ACIMA, que veio diretamente da Europa para realizar um Workshop sobre OLIVI, o Livro da Sua Vida, como também prestigiar e homenagear as autoras da AJEB RO.
O encontro também celebrou o lançamento de uma Antologia Bilíngue Libertà & Liberdade, organizada por Sônia Miquelin, reconhecida mundialmente por Mariana Brasil, onde reúne 55 coautores, entre eles, 14 escritoras de Rondônia, e o Dr. Reginaldo Trindade, Membro Benemérito da AJEB-RO e Idealizador do Movimento dos Depressivos Conhecidos - MDC RO.
A coletânea apresenta contos, crônicas e poesias que expressam o olhar sob diversas perspectivas. O projeto representa mais um passo importante para a internacionalização da produção literária.
Prêmio Boto da Amazônia - Reconhecendo Potências de Rondônia
O Prêmio Boto da Amazônia foi idealizado por Izabel Cristina em 2023, com o propósito de dar visibilidade e reconhecimento a personalidades, empresas e instituições que se destacam por suas contribuições relevantes ao desenvolvimento da região amazônica. A iniciativa valoriza trajetórias que inspiram e transformam, promovendo o fortalecimento da identidade amazônica nas mais diversas áreas.
A premiação contempla as seguintes categorias: Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial; Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura e Patrimônio Amazônico; Gestão Pública e Liderança Comunitária; Gestão Ambiental e Sustentabilidade.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
A criação do prêmio nasce do olhar sensível e comprometido de Izabel Cristina, que acredita na importância de reconhecer e incentivar aqueles que constroem, protegem e valorizam a Amazônia em toda sua diversidade.
”O Prêmio Boto da Amazônia 2025, consolida-se como um marco de valorização regional, estimulando boas práticas e contribuindo para uma sociedade mais justa, sustentável e conectada com suas raízes e em especial para a Literatura, homenageando as escritoras que escrevem com o coração, que transformam palavras em resistência, em beleza e em memória. A literatura de Rondônia tem voz própria e merece ser ouvida dentro e fora do Brasil”, afirma Izabel Cristina.
Além da entrega do troféu Boto da Amazônia, vários escritores, jornalistas e personalidades culturais foram agraciados com o Diploma Moção Cultural, em reconhecimento às contribuições prestadas à literatura e ao fortalecimento da identidade cultural da região.
Para Sônia Miquelin, iniciativas como essa trazem transformação e reconhecimento.
“Esses momentos reconhecem o poder transformador da escrita, especialmente na Amazônia, onde a cultura pulsa em cada narrativa e onde mulheres seguem narrando com paixão e profundidade a alma de seu povo”. Destacou Miquelin.
A cerimônia, que reuniu convidados dos estados de São Paulo, do Paraná, além de representantes internacionais, consolidou o prêmio como uma das principais iniciativas culturais da Amazônia Brasileira voltadas à valorização da literatura feminina e ao intercâmbio literário entre continentes.
Fonte: Assessoria.