Preso com 103 Kg em barras de ouro avaliadas em mais de R$ 60 milhões é empresário em Rondônia

Gazeta Rondônia
05/08/2025 11h01 - Atualizado há 1 dia

Os 103 kg de ouro apreendidos em ação histórica da Polícia Rodoviária Federal em Boa Vista, Roraima, estavam com o empresário Bruno Mendes de Jesus, de 30 anos. Ele dirigia uma Hilux ano 2024 quando foi preso.

Levado à Polícia Federal, Bruno ficou calado. Natural de Rondônia, ele tem uma empresa varejista de artigos de vestuário e acessórios.

Quando foi abordado pela PRF, disse ser fiscal de obras e afirmou que havia saído de Manaus para verificar uma construção, mas não soube informar o nome ou o endereço da obra que seria fiscalizada. Ao chegar à PF, não disse mais nada. Ele foi acompanhado por dois advogados desde o momento da abordagem até o procedimento na polícia.

O G1 solicitou posicionamento da defesa de Bruno, mas não recebeu resposta até a última atualização.

A apreensão ocorreu nessa segunda-feira (4) e foi a maior feita pela corporação. Dividido em barras de ouro, o minério foi avaliado em R$ 61 milhões pela cotação atual do Banco Central.

Bruno dirigia a caminhonete quando foi parado pela PRF na altura da ponte dos Macuxis, na BR-401. No veículo também estavam a esposa e o filho do motorista, de 9 anos. A apreensão é considerada uma das maiores de ouro registradas no país pela PRF.

A apreensão do ouro foi a maior registrada no país pela PRF, informou a corporação em Brasília.

Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp

VEJA TAMBÉM:

https://gazetarondonia.com.br/noticia/19346/prf-apreende-103-quilos-de-ouro-avaliados

O motorista dirigia a caminhonete quando foi parado pela PRF na altura da ponte dos Macuxis, na BR-401, por volta de meio dia. No veículo também estavam a esposa e o filho do casal, um bebê de 9 meses.

Agentes suspeitaram de inconsistências na documentação apresentada pelo motorista e decidiram fazer uma busca mais detalhada. Foi então que localizaram as barras de ouro escondidas no painel do carro.

“Fizemos a abordagem e, ao verificar o interior do carro, percebemos sinais de que algumas partes haviam sido mexidas. Isso nos levou a aprofundar a inspeção. Esses veículos geralmente fazem parte de rotas já mapeadas, mas a PRF está sempre patrulhando e utilizando técnicas policiais para identificar comportamentos suspeitos. Foi o caso dessa abordagem”, explicou o agente da PRF, Rodrigo Magno.

A apreensão dessa quantidade de ouro foi a maior já feita pela PRF no estado. A segunda foi de 21 kg de ouro ilegal em barras, em junho de 2024. À época, duas pessoas foram presas. Elas estavam com 33 barras.

“A gente sabe que em Roraima é a maior apreensão. Apesar de ter várias ocorrências com ouro em garimpo, essa é a maior apreensão de ouro até agora”, informou Rodolfo Magno.

O minério apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal para investigação. Ainda não se sabe a origem nem o destino do ouro.

A caminhonete, uma Hilux ano 2024, não estava registrada em nome do motorista preso. A PRF não divulgou a quem pertence o veículo.

Fonte: Rondônia em Pauta - Via Caíque Rodrigues, Ailton Alves, G1 RR e Rede Amazônica.

 


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »