O ex-vereador do município de Cerejeiras, Professor Valdecir Sapata Jordão, participou na noite desta quarta-feira (22) no auditório da ACIC da audiência pública que tratou da segurança pública no município.
Sapata foi o responsável de buscar junto ao Senador Confúcio Moura (MDB) os recursos inicialmente na ordem de R$ 4 milhões para implantação e custeio do Projeto Cidades Inteligente em Cerejeiras.
Durante o evento, o ex-vereador foi convidado a fazer parte da mesa de autoridades. O comandante geral da Policia Militar de Rondônia, Coronel Braguin, destacou a importância da instalação do Projeto Cidades Inteligentes, que trará muitos benefícios para a população e facilidades para segurança pública. O coronel destacou ainda que Cerejeiras, Rolim de Moura e Ariquemes são pioneiros na implantação dessa tecnologia e que outros municípios deveriam também buscar recursos para investimentos semelhantes.
O Projeto Cidades Inteligentes é desenvolvido por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), que vem implementando suas ações.
Proposto para atuar com a implementação tecnológica nos eixos da Educação, Saúde, Empreendedorismo e Inovação, Segurança e Governança, o projeto está saindo do papel para se tornar uma realidade na criação de estruturas e sistemas que possam desenvolver soluções, que tragam autonomia para o município, buscando solucionar problemas que fazem parte da vida de todos, agregando serviços relevantes para a população.
VEJA TAMBÉM:
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
Educação: O projeto disponibilizará softwares onde os pais poderão ter acesso às notas dos filhos e acompanhar de perto todo o processo educacional.
Saúde: O desenvolvimento e implantação de um sistema de informatização da gestão e dos fluxos de atendimento nas unidades municipais de saúde.
Segurança Pública: A população poderá ter acesso, via software, a câmeras de vigilância espalhadas pela cidade por meio de um sistema de videomonitoramento inteligente para segurança do cidadão, em rede de serviços interativos.
Empreendedorismo e Inovação: Prevê o planejamento e a instalação de um Centro de Empreendedorismo e Inovação de Ilhas Digitais, com inclusão social.
Governança: Está previsto a implantação e customização de um Sistema Eletrônico de Informações para inteligência em sistemas de gestão, melhoria dos fluxos processuais da administração pública e auxílio na elaboração de um Plano Diretor para Cidade Inteligente, com vistas à continuidade e sustentabilidade do projeto. O Projeto Cidades Inteligentes está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
“Durante meus mandatos como vereador, tive algumas audiências em Brasília com o senador Confúcio que é um entusiasta do Projeto Cidades Inteligentes e defensor intransigente da educação de base, além de grande parceiro de Cerejeiras, que não mediu esforços para assegurar esse importante recurso para o nosso município, nossa gratidão ao Dr. Confúcio que é um senador municipalista e visionário” Destacou Sapata.
Fonte: Gazeta Rondônia