11/07/2021 às 14h44min - Atualizada em 11/07/2021 às 14h44min

Cientistas descobrem que mulher foi infectada simultaneamente por duas variantes do coronavírus

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Uma mulher belga de 90 anos que morreu com Covid-19 em março contraiu duas variantes do coronavírus ao mesmo tempo, descobriram pesquisadores da Bélgica

Nesta primeira análise com revisão independente de uma infecção por diferentes cepas, cientistas descobriram que a mulher havia contraído tanto a variante Alfa, identificada pela primeira vez no Reino Unido, quanto a Beta, detectada na África do Sul.

A mulher foi internada em um hospital em Aalst, na Bélgica, em março, após uma série de quedas, e testou positivo para Covid-19 no mesmo dia. Ela morava sozinha, recebendo cuidados de enfermagem em casa, e não havia sido vacinada contra a doença. 

Seus sintomas respiratórios pioraram rapidamente e ela morreu cinco dias depois. Quando suas amostras respiratórias foram testadas para variantes preocupantes, ambas as cepas foram encontradas em dois testes. Os pesquisadores não puderam dizer se a co-infecção desempenhou um papel em sua rápida piora.

— Ambas as variantes estavam circulando (em março) na Bélgica. Portanto, é provável que essa mulher tenha sido infectada por duas pessoas diferentes com duas variantes do vírus. Infelizmente, não sabemos como essa infecção aconteceu — disse Anne Vankeerberghen, principal autora do estudo e bióloga molecular do Hospital OLV em Aalst, no site da emissora pública belga VRT.

A ideia de infecções múltiplas não é completamente nova. Em janeiro, cientistas brasileiros relataram dois casos de co-infecção pelo coronavírus, mas o estudo ainda não foi publicado em uma revista científica.

Pesquisadores também já encontraram evidências de pessoas infectadas com várias cepas de influenza. Os casos sugerem que a co-infecção pode ser mais comum do que se sabe atualmente.

— A ocorrência global desse fenômeno é provavelmente subestimada devido aos testes limitados para variantes preocupantes e à falta de uma maneira simples de identificar co-infecções com sequenciamento do genoma completo. Estar alerta para esses casos continua sendo crucial — disse Vankeerberghen.

A Bélgica, como grande parte da União Europeia, enfrentou problemas na entrega de imunizantes contra a Covid-19 no início de 2021 e seu programa de vacinação começou lentamente, embora a UE já tenha distribuído doses suficientes para vacinar 70% da população. Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »