Escritor rondoniense Marquelino Santana é homenageado no Acre ao receber honraria inédita

Por
3 Min

O renomado escritor rondoniense, Marquelino Santana, foi condecorado pela Academia de Ciências Letras e Artes - CBC com a comenda da Ordem do Mérito ao Escritor e as Artes Literárias. Até o momento a CBC outorgou apenas duas honrarias, e as duas foram destinadas ao conceituado escritor rondoniense por defender as coletividades originárias e tradicionais da Amazônia.

Marquelino Santana recebeu a honraria nessa sexta-feira (26) na cidade de Rio Branco no Estado do Acre às 20 horas. Marquelino é professor, poeta, escritor, cronista e colunista, e tem se destacado no cenário nacional pela importância de suas obras, tais como: Poemas da Vida Amazônica (trilogia poética), uma coletânea de três livros que abordam aas fronteiras amazônicas; os seringueiros brasivianos do rio Mamu, livro baseado na sua tese de doutorado.

A obra o levou a receber uma condecoração da OIM/ONU no ano de 2013, quando na mesma oportunidade foi também condecorado pelo Consulado Brasileiro em Cobija – Embaixada Brasileira em La Paz – Ministério das Relações Exteriores. 

No ano de 2019, o autor e pesquisador foi condecorado com a Medalha Mérito do Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, através do Decreto Legislativo 1.143 de 04 de dezembro de 2019 em virtude de ter vencido o Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha – pelo Ministério da Cidadania nesse mesmo ano.

Em seguida outras relevantes obras foram publicadas em defesa da Amazônia: Crônicas da Pan-Amazônia; Amazônia Castigada; Amazônia Singular e Plural; Amazônia Terra e Gente e Amazônia Guerra e Paz. Marquelino Santana publicou aproximadamente 40 capítulos de livros, e em breve será publicada uma nova obra: Amazônia, Arte e Poesia.

O escritor é doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Marquelino Santana possui ainda 47 especializações latu sensu e seis graduações nas áreas de educação, além de 232 formações complementares.

O autor é Secretário Geral da Academia de Letras, Ciências e artes da Amazônia Brasileira; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Modos de Vida e Cultura Amazônica – Gepcultura, da Universidade Federal de Rondônia; pesquisador sobre Geografia Poética, bem viver e Fenomenologia Poética Ontológica das populações originárias e tradicionais da Pan – Amazônia e Cultura e pesquisador do grupo de pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito da Universidade Estadual de Londrina e Superintendente Regional de Educação de Extrema.

Texto e foto: Izabel Cristina.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »