08/08/2021 às 17h02min - Atualizada em 08/08/2021 às 17h02min

IFRO oferta Pós-Graduação gratuita e presencial em Ensino de Ciências e Matemática

As inscrições podem ser realizadas até dia 10 de agosto

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, abrirá inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, no período de 28 de julho a 10 de agosto. Serão oferecidas 40 vagas, sendo 32 por ampla concorrência e outras oito por seleção de cotas de ações afirmativas.

Com duração de 400 horas, em 24 meses, o curso está programado para ocorrer de forma presencial, porém, enquanto houver a suspensão dos trabalhos presenciais na unidade diante da pandemia, as aulas seguirão de forma remota, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/IFRO). As vagas são ofertadas pelo Edital 20/2021/PVCAL-CGAB-IFRO, publicado no início deste mês, por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp/Calama).

A especialização é destinada a professores da rede pública ou privada da Educação Básica, graduados nas áreas de Matemática, Química, Física ou Biologia, bem como a profissionais de outras áreas interessados na formação em Ciências e Matemática.

A meta é oportunizar qualificação profissional, com ênfase no planejamento, prática pedagógica, avaliação e acompanhamento do processo educativo, além de produção de material didático. O Coordenador do curso, Rodrigo Ruiz Brasil, destaca que “a importância da especialização ofertada nessas áreas é a de transformar a realidade do ensino com garantia de qualidade na formação dos profissionais em educação, no oferecimento de um nível avançado de ensino, na realização de estudos, pesquisas e investigação científica voltados para o desenvolvimento e a consecução de extensão de abrangências sociais”.

Em relação à demanda existente nessas áreas, o Coordenador diz “que há muitos profissionais buscando um ‘algo a mais’ para ter renovação na carreira de docência, principalmente os docentes da rede pública de ensino”.

“Um dos objetivos do IFRO é ministrar cursos de pós-graduação lato sensu, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento”, diz a Coordenadora substituta do Departamento de Pós-Graduação do Campus Porto Velho Calama, Sheylla Chediak.

De acordo com o Diretor-Geral do campus, Leonardo Pereira Leocádio, “esse objetivo caracteriza um importante papel do IFRO no desenvolvimento do estado, pois cumpre com a finalidade de orientar sua oferta formativa em benefício dos arranjos produtivos, com base no mapeamento das potencialidades da região”.

Ainda segundo Leonardo Leocádio, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática vem ao encontro das necessidades e potencialidades de Rondônia. “Precisamos promover uma formação de alto nível, crítica e transformadora para os professores que irão contribuir para a formação de futuros trabalhadores e, consequentemente, contribuir para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, consciente, crítica e igualitária”, enfatiza o
Diretor.

As inscrições estarão abertas no período de 28 de julho a 10 de agosto de 2021 e serão realizadas, exclusivamente, através de sistema on-line, via Google Formulários, por meio do link: https://inicie.me/pspos. O cronograma do certame e demais documentos necessários seguem descritos no edital, e podem ser acessado neste LINK. Fonte ASCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »