Nesta quinta-feira, 19, com o objetivo de debater temas e promover trocas de experiências sobre voluntariado em hospitais, a Pró-Saúde, entidade filantrópica com presença em todo País na administração de serviços hospitalares, participa do webinar internacional com o tema “Voluntariado, Saúde e Criança: Um panorama Brasil e América Latina de norte a sul”.
O evento, que será realizado totalmente on-line, das 16h às 18h, é uma iniciativa do Instituto PENSI, com a participação de representantes do Brasil e de outros países da América Latina. Para mais informações e realizar a inscrição de forma gratuita, basta acessar o endereço: https://institutopensi.org.br/.
Durante o webinar, no painel Brasil, participam entre os convidados os profissionais da Pró-Saúde, Flavia Fernandes Galvão de Oliveira, analista de Humanização, e Alba Muniz, a diretora Hospitalar. Além da entidade, elas representam, respectivamente, o Hospital Regional Público do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, em Marabá, e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém.
Os dois hospitais integram a rede pública de saúde do Governo do Pará, sendo gerenciados pela Pró-Saúde. As representantes irão apresentar os projetos e ações desenvolvidos pelas unidades com apoio dos voluntários, e que vem contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
De acordo com Flavia Fernandes, o trabalho voluntário se tornou ainda mais importante e desafiador durante a pandemia, as instituições tiveram que se adaptar ao distanciamento social e criar alternativas para a realização das ações.
"Foi uma nova realidade que tivemos que enfrentar, mas nossos voluntários continuaram firmes, sempre contribuindo mesmo a distância. Um exemplo são nossas artesãs que continuaram confeccionando os polvinhos de crochê de suas casas, que são utilizados com nossos recém-nascidos na UTI Neonatal", explica.
Criado em 2016, o Programa de Voluntariado da Pró-Saúde possui foco no envolvimento e na participação da comunidade nos hospitais que a entidade gerencia por todo o país. Com um histórico aproximado de 600 voluntários atuantes desde o lançamento do programa, a instituição tem acompanhado o interesse da população em se dedicar à solidariedade.
As ações de voluntariados dos hospitais seguem o Manual do Voluntariado da Pró-Saúde, que contém uma série de orientações para a implementação da atividade, reforçando direitos e deveres em acolher e ser acolhido, com base na Lei do Voluntariado de 18/02/1998.
Webinar “Voluntariado, Saúde e Criança: Um panorama Brasil e América Latina de norte a sul”
Data: 19 de agosto
Horário: das 16h às 18h
Gratuito
Para se inscrever acesse: https://institutopensi.org.br/