Uma equipe com 45 militares do Corpo de Bombeiros tentam combater, nesta sexta-feira (20), um incêndio de grande proporção que atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Florestal, em Chapadas dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. O fogo começou no final da tarde dessa quinta-feira (19).
Três aeronaves estão operando e realizando vários lançamentos d’água para tentar apagar o fogo.
Segundo o plano de ação do Corpo de Bombeiros, novas equipes foram enviadas nesta sexta-feira para fortalecer o combate. Um ponto de apoio foi estruturado no Aeroporto Bom Futuro para o abastecimento dos aviões e outro na pista do 2° Pelotão Independente, no município de Santo Antônio de Leverger.
Além disso, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) entrou em ação para realizar o reconhecimento das áreas com maior incidência de fogo e colocar militares em pontos estratégicos onde o acesso é inviável pela terra.
O reflexo deste incêndio, segundo os bombeiros, pode ser percebido durante o período da manhã em Cuiabá. O céu da capital foi tomado por uma cortina de fumaça vinda dos incêndios em Chapada dos Guimarães, que ainda permanece presente nesta tarde.
Com a baixa umidade do ar e vento forte, que dificultam o trabalho de combate, o fogo tem maior facilidade de propagação na vegetação.
Os bombeiros ainda não sabem qual é a origem deste incêndio.
Nesta ação de combate, o CBMMT conta com apoio de 36 brigadistas e duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outra equipe com 8 brigadistas da Defesa Civil, condutores de caminhão pipa e piloto de motocross, totalizando 101 militares e civis na força-tarefa. Fonte: G1