21/08/2021 às 17h47min - Atualizada em 21/08/2021 às 17h47min

Defensora Pública de Rondônia fala sobre Inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A Defensora Pública de Rondônia Flávia Albaine participou, na manhã de quarta-feira (18), do jornal Bom Dia Amazônia – RO, exibido na Rede Amazônica – Rondônia, afiliada da Globo, para falar sobre inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Durante a entrevista, o recente caso, ocorrido em Porto Velho, de um menino autista retirado da sala de aula de uma escola estadual também foi tema da conversa.

“Infelizmente a inclusão ainda é algo muito difícil de acontecer na prática. A questão da inclusão escolar acaba sendo mais um reflexo na falta de inclusão em todas as áreas desse tipo de pessoa. O caso ocorrido em Porto Velho não é um caso isolado, é algo comum. As escolas não se preparam, não eliminam as barreiras e as crianças autistas ou com alguma outra condição ou deficiência acabam sendo excluídas”, ressaltou a Defensora Pública.

Durante a entrevista, Flávia Albaine também explicou que é obrigação da escola, seja pública ou privada, eliminar barreiras e conceder medidas de inclusão escolar. 
 

"Podem ser de variadas formas, desde rampa de acessibilidade até um cuidador, um professor mediador ou plano educacional individualizado. Conceder essas medidas de inclusão escolar para que as crianças e adolescentes, independentemente de sua condição tenham como ter acesso ao direito fundamental à educação”, afirmou.



O vídeo com a participação completa da Defensora Pública está disponível na página do G1 Rondônia e no GloboPlay.

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Fonte da Notícia: Ascom Amdepro

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »