21/08/2021 às 19h55min - Atualizada em 21/08/2021 às 19h55min

Porto Velho será sede do IV Encontro Amazônico da Câmara Brasileira de Cultura

O encontro é considerado um dos maiores eventos honoríficos do Brasil

Gazeta Rondônia
Professor José Baptista Santos, conselheiro Representante da Câmara Brasileira de Cultura na Região Norte (Divulgação)

No próximo dia 28 de agosto de 2021, em Porto Velho, capital de Rondônia, a Câmara Brasileira de Cultura e a Academia de Ciências e Artes, realizam o IV Encontro Amazônico da instituição.

O encontro é considerado um dos maiores eventos honoríficos do Brasil, com aproximadamente trinta e cinco outorgas de Grão Colares e Comendas, as mais diversas personalidades do meio educacional, econômico, social e cultural de Rondônia, que prestam um trabalho de extrema relevância para o desenvolvimento socioeconômico da Região Norte.

A Câmara Brasileira de Cultura é uma ONG de nível Nacional, reconhecida nas Américas; do Sul e Central, Caribe, Europa. Representa o universo Acadêmico, por intermédio dos seus Conselhos e Acadêmicos da Academia de Ciências e Artes. Apoia de forma irrestrita, todas as manifestações de arte, desde a Dança, passando pelas Artes Plásticas, até as Artes Cênicas. Estimula a Pesquisa nas áreas Exatas e Humanas. Estabelece intercâmbios Culturais com outros países. Investe na Criança visando a formação do cidadão e cidadã. Identifica e homenageia personalidades que se destacam no meio Acadêmico, Social e Profissional. Homenageia empresas, que se destacam em seus segmentos, premiando-as com Troféus e respectivos Diplomas de Reconhecimento, nas áreas; comercial e Responsabilidade Social e Ambiental. No âmbito Acadêmico, reconhece profissionais de todas as áreas pertinentes ao universo das Ciências Exatas e Humanas.

A programação tem sido realizada nas principais capitais dos estados da Amazônia, com os objetivos de promover o Reconhecimento Social e da Cidadania, de personalidades e instituições, com expressiva atuação para o desenvolvimento acadêmico, social e cultural da Região Amazônica, além de promover o intercâmbio cultural para o desenvolvimento de ações conjuntas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da Região em todos os campos. Valorizar a pessoa humana e seus grandes feitos, como agente motivador para a sociedade.

Segundo o Prof. José Baptista Santos, Conselheiro Representante da CBC na Região Norte e Coordenador do evento.

 

"O reconhecimento é importante para promover o bem-estar social, como agente motivador, desde as eras mais remotas da civilização humana." Disse Santos.

No princípio se reconhecia a bravura dos militares em combate, depois, passou-se a reconhecer também os feitos atléticos, sociais e artísticos.

O reconhecimento desperta naquele que se destaca o desejo de fazer ainda mais e, naquele que observa, o de desejo de também ser reconhecido.

As escolhas dos agraciados são por análises de méritos por meio de pesquisa curricular e por indicações de representes da Câmara Brasileira de Cultura e da Academia de Ciências e Artes. A representante em Porto Velho, Izabel Cristina da Silva, disse que a repercussão positiva já iniciou antes mesmo da realização do evento.


SOBRE A CBC

A Câmara Brasileira de Cultura é uma ONG de nível Nacional, reconhecida nas Américas; do Sul e Central, Caribe, Europa. Representa o universo Acadêmico, por intermédio dos seus Conselhos e Acadêmicos da Academia de Ciências e Artes. Apoia de forma irrestrita, todas as manifestações de arte, desde a Dança, passando pelas Artes Plásticas, até as Artes Cênicas. Estimula a Pesquisa nas áreas Exatas e Humanas. Estabelece intercâmbios Culturais com outros países. Investe na Criança visando a formação do cidadão e cidadã. Identifica e homenageia personalidades que se destacam no meio Acadêmico, Social e Profissional. 

EVENTO EM PORTO VELHO

O evento será realizado no Salão Nobre do Braz festas e eventos, na Rua Duque de Caxias, 45 - Centro, Porto Velho - RO, no dia 28 de agosto de 2021, ás 19h30min.

Em tempos de pandemia é preciso observar todos os protocolos de segurança. Por isso, a instituição reduzirá a lista de convidados, para que se adeque a 50% da capacidade do local. Os participantes serão acomodados em mesas com cadeiras afastadas e distanciamento de 1,5m entre as 20 mesas do salão.

Será disponibilizado o uso de Álcool em gel em vários pontos do salão e obrigatório o uso de máscaras. Será realizada a Higienização de todas as peças honorificas a serem entregues, bem como dos utensílios usados no jantar, sendo o obrigatório o uso de luvas plásticas.
 
LISTA DE AGRACIADOS:
 

  1. Prof.ª Dra. CLEDENICE BLACKMAN | A CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL:  HISTÓRIADORA 

Pela expressiva atuação acadêmica, na pesquisa da Anterioridade da Mulher Afro-Antilhana e Imigração dos (as) barbadianos (as), contribuindo para a preservação cultural e histórica do Povo Amazônida.
 

  1. Prof. Me. JOSÉ FLÁVIO DA PAZ | CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL: LITERATURA.

Pela expressiva atuação acadêmica, como Docente e Pesquisador, na edição de diversos artigos e livros que versam essencialmente sobre literatura, educação, cultura e artes, além de temas contemporâneos na Amazônia.
 

  1. Adm. ELISSANDRO ROCHA SABÓIA | CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL: ADMINISTRAÇÃO

Pela expressiva atuação profissional e acadêmica, no campo das Ciências Humanas, como exímio educador no desenvolvimento e Gestão de pessoas, através de treinamentos com foco em liderança e empreendedorismo.
  

  1. Prof.ª Me. JANE LÚCIA F. DE SOUZA SILVA | A CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL: DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Por sua expressiva contribuição acadêmica, como docente e pesquisadora, alinhando as práticas e teorias com as novas pesquisas, estudos e práxis.
 

  1. Prof. Dr. ROSALVO STACHIW | A CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL: QUÍMICA

Por sua expressiva contribuição acadêmica e Profissional, no desenvolvimento de atividades de pesquisas e debates sobre as águas na região Amazônica, para a conscientização da necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos.
 

  1. Prof.ª Dra. LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA | A CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Pela expressiva atuação acadêmico e profissional, no desenvolvimento de estratégias para Inovação, Sustentabilidade aumento de Produção na Região Amazônica.
 

  1. Prof.ª Dra. CRISTINA BARREIROS | A CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL: ARQUITETURA 

Pela expressiva contribuição dada ao desenvolvimento profissional-sócio-cultural-educacional do Estado de Rondônia e da Amazônia, através de ações voltadas a melhoria de qualidade de vida e acessibilidade das pessoas.
 

  1. Jornalista MANOEL MARCELO RÉGIS BATISTA| A CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL; JORNALISMO

Por sua expressiva contribuição dada ao desenvolvimento sociocultural do Estado de Rondônia e da Amazônia, através de um jornalismo sério, ético e voltado ao desenvolvimento do turismo e da cultura na região.
 

  1. Prof. Dr. FRANCISCO MARQUELINO SANTANA | A CRUZ DO MÉRITO DA EDUCAÇÃO

Pela expressiva atuação Acadêmica, com a criação de projetos e ações, que muito TEM contribuído para o desenvolvimento da educação do Estado de Rondônia.
 

  1. Dra. ZÊNIA CERNOV | A CRUZ DO MÉRITO JURÍDICO

Pela expressiva atuação no campo jurídico e acadêmico, através de publicações técnicas e, pela participação em diversas comissões de preservação dos direitos fundamentais do cidadão.
  

  1. Dra. RITA DE CÁSSIA ALVES FERREIRA SILVA | A CRUZ DO MÉRITO DA SAÚDE

Pela expressiva atuação acadêmica e profissional, como docente e pesquisadora, nas áreas da saúde, com abrangência em síndromes hipertensivas da gestação, mola, doença trofoblástica.
 

  1. COMENDADOR Dr.  CARLOS ALBERTO PARAGUASSÚ CHAVES | A CRUZ DO MÉRITO FILOSÓFICO E CULTURAL

Pela expressiva atuação acadêmica e profissional, como Docente, Pesquisador e Autor, nas áreas da saúde, ambiental e cultural, na Região Amazônica.
 

  1.  Eng. ABELARDO TOWNES DE CASTRO NETO | A CRUZ DO MÉRITO DA ENGENHARIA

Pela expressiva atuação na difusão de novas tecnologias aplicadas a engenharia e pelo pioneirismo no domínio da Tecnologia de Pretensão, no Estado de Rondônia.
  

  1.  CAIO CÉSAR J. S. DA ROSA | A CRUZ DO RECONHECIMENTO DO MÉRITO EMPREENDEDOR

Pela expressiva atuação como jovem empreendedor, na utilização de novas tecnologias digitais para o aquecimento do mercado imobiliário no Estado de Rondônia.
 

  1.  Dr. WELISON NUNES DA SILVA | A CRUZ DO RECONHECIMENTO DO MÉRITO DO EMPREENDEDOR

Por sua relevante contribuição dada ao desenvolvimento econômico do Estado de Rondônia e, por seus empreendimentos estarem sempre voltados para bem-estar social e cultural.
  

  1.  Prof. Me. LOURISMAR DA SILVA BARROSO | A CRUZ DO MÉRITO DA AMAZÔNIA

Pela expressiva atuação acadêmica, como pesquisador no campo da arqueologia, contribuindo para o desenvolvimentoeconômico, educacional, social e cultural da Amazônia.
 
 

  1.  Prof.ª Me. OLINDA PEREIRA MARINHO | A CRUZ DO MÉRITO DA AMAZÔNIA

Pela expressiva atuação no desenvolvimento de projetos sustentáveis, contribuindo significativamente para o crescimento econômico da Região Amazônica.
 

  1.  ADM.  JOANA JOANORA DAS NEVES | A CRUZ DO MÉRITO DA AMAZÔNIA

Pela expressiva atuação no campo empresarial, à frente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondônia, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.
 

  1.  CMDT. CÁSSIO JOSÉ DO PRADO AUGUSTO | A CRUZ DO MÉRITO DA AMAZÔNIA

Pela expressiva contribuição dada a aviação no Estado de Rondônia, na formação de aviadores e estabelecimento de processos de controle, que permitiram o crescimento do setor.
 
 

  1.  Dr. DIMIS DA COSTA BRAGA | A CRUZ DO MÉRITO DA AMAZÔNIA 

Pela expressiva atuação como magistrado da Justiça Federal, nos Estados do Pará, Amazonas e Rondônia, onde é Titular da 5ª Vara Federal, especializada em Matéria Ambiental e Agrária.
 

  1.  Prof. Dr. ELIOMAR PEREIRA DA SILVA FILHO | A CRUZ DO MÉRITO DA AMAZÔNIA

Por sua expressiva contribuição dada como Geógrafo, ao desenvolvimento de melhores políticas públicas ambientais, no Estado de Rondônia e na Amazônia.
 

  1.  Prof.ª IZABEL CRISTINA DA SILVA | A CRUZ DO MÉRITO DA AMAZÔNIA

Pela expressiva atuação como ativista e educadora sociocultural, através de projetos para fomentar a leitura como agente de transformação nas escolas.
 
 

  1.  DR. THIAGO PATTA  | A CRUZ DO MÉRITO DA AMAZÔNIA

Pela expressiva atuação acadêmico e profissional, especialista em Cirurgia bariátrica, tem contribuindo significativamente para o desenvolvimento de biotecnologias médicas na Amazônia.
 

  1.  COMENDADOR ANDRÉ A. MONTEIRO, PhD. | O GRÃO-COLAR PRESIDENTE JUSCELINO KUBISTCHECK

 

  1.  ANDERSON F. DE PAULA | A CRUZ DO MÉRITO DAS TERAPIAS INTEGRATIVAS

Motivada pela expressiva atuação no campo das terapias alternativas, promovendo a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
 

  1.  DRA. ROSILEI DE LIMA | A CRUZ DO MÉRITO CÍVICO E DA CIDADANIA

Pela expressiva atuação como Delegada, na manutenção da Segurança Pública no Estado de Rondônia.
 

  1.  LUCIANE MARIA ARGENTA DE MATTES | A CRUZ DO MÉRITO CÍVICO E DA CIDADANIA

Pela expressiva atuação como funcionária pública, ao processo administrativo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.
 

  1.  FRANCISCA VANUSA SILVA SOARES | A CRUZ DO RECONHECIMENTO SOCIAL E CULTURA

Pela expressiva atuação no campo social, como Presidente do Conselho da Pessoa Idosa do Município de Porto Velho - RO.
 

  1.  PROF. DR. APARÍCIO CARVALHO DE MORAES | GRÃO COLAR DO MÉRITO DA EDUCAÇÃO

Pela expressiva atuação profissional e acadêmica, nos campos da saúde e educação, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento da Região Amazônica e do Brasil.
 

  1.  Economista JOÃO BATISTA TEIXEIRA DE AGUIAR | A CRUZ DO MÉRITO DA ECONOMIA

Pela expressiva atuação acadêmico e profissional, como docente e Gestor do Conselho de Economia do Estado de Rondônia, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.
 

  1.  MM. JUIZ DR. JOHNNY GUSTAVO CLEMES | A CRUZ DO MÉRITO JURÍDICO

     Pela expressiva atuação Acadêmica e na Magistratura, como Membro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Coordenador do CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA de Porto Velho desde 2020;

  1.  COMENDADOR ANDRÉ BOCCI NETTO

  2.  COMENDADORA MARIA DE FÁTIMA SOBRAL FEITOZA

  3.  MARCELA MORANDEIRA VILAVERDE.

 
Assessoria.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você desenvolveu algum transtorno relacionado à saúde mental durante a pandemia?

40.6%
2.9%
5.8%
11.6%
39.1%
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp