25/08/2021 às 14h34min - Atualizada em 25/08/2021 às 14h34min

Fórum do CFTA abre atividades com agenda de visitas em Rondônia

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A Diretoria Executiva do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) deu início às atividades do Fórum do CFTA, série de encontros que será realizada, junto a entidades públicas e privadas, nos principais polos de agronegócio no Brasil. O objetivo é apresentar o novo Conselho profissional, suas prerrogativas e funções, e promover os procedimentos legais e administrativos, necessários ao efetivo exercício profissional, em suas diferentes atribuições e modalidades.
 
A primeira agenda do Fórum do CFTA foi cumprida, nesta segunda-feira (23/08), em visita ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Rondônia, em Porto Velho (RO). A comitiva do CFTA, composta pelo presidente, Téc. Agr. Mário Limberger, pelo diretor de Fiscalização e Normas, Téc. Agr. José Paulo dos Santos Silva, e pelo assessor parlamentar Valdir Raupp, foi recebida pelo presidente do SENAR, Hélio Dias de Souza, e por Elmerson Lira da Cruz, superintendente da entidade.

 
Na ocasião, os dirigentes do SENAR discorreram sobre o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), criado em 2013 pelo SENAR Nacional, que é ministrado por técnicos agrícolas na assistência a pequenos produtores rurais. Já a comitiva do CFTA frisou a necessidade de os profissionais estarem regularmente registrados no Conselho e de emitirem o TRT (Termo de Responsabilidade Técnica), em todas as execuções de obras e prestações de serviços, conforme determina a Lei Federal nº 13.639/2018.
 
As atividades do Fórum do CFTA terão continuidade, em Rondônia, nesta terça-feira (24/08), com visitas a entidades do setor agropecuário. No próximo dia 26, a comitiva do CFTA estará em Cuiabá (MT), onde irá dialogar com administradores do serviço público e da iniciativa privada, bem como com lideranças do agronegócio no estado.
 
Regularização profissional e mercado de trabalho
 
O assessor parlamentar do CFTA, Valdir Raupp, que ocupou cadeira no Senado Federal em dois mandatos (2003-2019) e foi governador do Estado de Rondônia (1995-1999), organiza a agenda de encontros. Segundo ele, aproximar o Conselho profissional dos Técnicos Agrícolas das principais instituições do agronegócio significa difundir e fortalecer, ainda mais, as modalidades e atribuições asseguradas aos profissionais e, desse modo, fomentar o mercado de trabalho. “O CFTA é um conselho novo, instalado há pouco mais de um ano, com uma proposta inovadora de gestão, enquanto Rondônia vem batendo vários recordes importantes na produção agropecuária, com uma demanda forte por técnicos agrícolas, e temos certeza de que isso é só o começo. O nosso propósito é que os profissionais estejam regularizados, cientes de suas modalidades e atribuições, aptos a exercer plenamente a profissão e habilitados a apoiar projetos importantes do agro no estado”, explica.
 
Fórum do CFTA pelo Brasil

 
Valdir Raupp, autor da “Emenda Raupp” que garantiu, no Senado Federal, a criação de um conselho profissional único para os técnicos agrícolas, separado dos técnicos industriais, informa que os compromissos do Fórum do CFTA, em Porto Velho, fazem parte de uma programação nacional, iniciada em Brasília (DF), em julho passado: “Abrimos os trabalhos de visitas pelo Brasil, quando participamos de audiência na Secretaria da Agricultura do Distrito Federal para tratar da autonomia dos técnicos agrícolas e da regularização de servidores, junto ao Conselho profissional. Após Rondônia, as próximas reuniões serão em Mato Grosso, Tocantins e Goiás, tendo em vista a importância do agronegócio nessa região. A nossa intenção é atravessar o país, de Norte a Sul, visitando entidades públicas federais e estaduais, onde iremos não só divulgar o CFTA, como trabalhar pelo crescimento e fortalecimento da profissão”, completa. 
 
Fonte: Comunicação CFTA.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »