“Esses alunos estão de parabéns. Hoje temos aqui a Eduarda, a Priscila e o Uender com textos premiados, mas muitos outros que participaram e participam do projeto Oficina de Textos avançam a cada dia na escrita de textos. É importante que se diga que não são apenas textos escritos, mas pontos de vista de pessoas muito jovens, mas que já conseguem fazer leituras bastante aprofundadas de assuntos socialmente relevantes. A sociedade precisa que os jovens reflitam, posicionem-se, tragam ideias novas e ajudem a construir uma sociedade justa, em busca do bem-comum.”, destacou o professor Moisés José.
“Me lembro de ter utilizado o material fornecido pelos professores, e ter aprofundado meus conhecimentos sobre o tema em artigos científicos, pesquisas e noticiários. Além de contar com reuniões, para discutir o tema e questionar as minhas percepções, os professores também nos ajudaram oferecendo orientações sobre possíveis aprimoramentos. Ter participado deste concurso ampliou a minha visão em relação ao tema extremamente relevante, principalmente para nós estudantes que estamos desenvolvendo nosso pensamento crítico, ao incentivar o debate, a empatia e a escrita como ferramenta de transformação, contribuindo para o desenvolvimento do aluno como um indivíduo consciente. Eu pude aprender sobre assuntos que levarei para toda a minha vida, e ter recebido esse reconhecimento me encorajou ainda mais a continuar escrevendo e expressando minhas ideias. Recomendo a todos os alunos que participem, pois é uma experiência valiosíssima”, reconheceu a aluna Eduarda.
“O projeto Oficina de Textos foi uma das melhores experiências que eu já tive. É difícil mensurar o quanto eu evoluí não só como redatora ou estudante, mas também como cidadã ao estudar sobre cada problema social proposto nos temas”, declarou a aluna Priscila Hurtado e ainda deixa um recado aos estudantes “invistam na leitura e escrita. Essas duas técnicas podem nos levar a lugares extraordinários. O IFRO, com certeza, junto com o projeto, elevou meu nível como pessoa de maneira extraordinária também. Incrementou até meu currículo, pois me ajudou numa entrevista de emprego e tudo mais. Eu sou extremamente grata aos professores e aos alunos que fizeram esse projeto possível. E eu espero que ele continue por muito mais tempo para outros estudantes descubram o poder de uma redação nota 1000”, finalizou.
Sempre gostei muito de escrever, porém nunca tive a chance de aprimorar minha escrita. Graças ao projeto Oficina de Textos, desenvolvido pelos professores Moisés e Melissa, do IFRO Campus Colorado do Oeste, pude aprimorar meu modo de escrever. Em uma das redações do projeto o tema proposto foi o mesmo do concurso da DPU, afim de incentivar os alunos a participarem. Então, através de pesquisas e com o auxílio dos professores fui desenvolvendo minha redação. Pouco tempo depois os professores me chamaram para participar do concurso e eu acabei aceitando. Vale ressaltar a relevância do assunto proposto para sociedade, trazendo para o nosso convívio uma realidade dura e que muitas vezes não lhe é dada a devida importância. Saber como é difícil a vida dos moradores de rua traz para nós um grande ensinamento: dar valor ao que nós temos, mesmo que seja pouco. Enfim, o tema proposto é bem forte e faz com que nós possamos refletir sobre a realidade em que vivemos. Contudo, fico muito feliz por ter conseguido ficar entre os premiados no concurso e agradeço aos professores que criaram o projeto e incentivaram a participação dos alunos no concurso. A vocês o meu muito obrigado! afirmou Uender