COLORADO DO OESTE: Alunos do IFRO são vencedores da 6ª edição do concurso de redação da Defensoria Pública da União

Gazeta Rondônia
31/08/2021 22h15 - Atualizado em 31/08/2021 às 22h15

Os alunos do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária do IFRO-Campus Colorado, por meio do projeto Oficina de Textos, são vencedores da 6ª Edição do Concurso de Redação, promovida pela Defensoria Pública da União, que teve como tema “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?”.

O concurso, destinado aos alunos do ensino fundamental e médio do Brasil, intentou “fomentar discussões acerca da população em situação de rua”, bem como “aumentar o nível de conscientização da sociedade acerca das violações dos direitos dessa população e do reconhecimento das pessoas em situação de rua como sujeitos de direitos, educando para o exercício do papel de todos na contribuição para cessar tais violações, para o que é instrumental o serviço de assistência jurídica gratuita prestado pela Defensoria”.

Para a realização do Concurso, a Defensoria Pública da União, contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.
Os alunos do IFRO – Eduarda Caroline Machado de Souza, Priscila Hurtado Teodoro e Uender Henrique de Oliveira Canuto – alcançaram o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, na categoria Redação II, destinada a alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, Regular e Ensino Técnico, bem como da modalidade Jovens e Adultos - EJA.

Confira o resultado final oficial na página da Defensoria Pública da União

Em conversa com o professor Moisés José, coordenador do projeto Oficina de Textos, disse estar muito feliz com o resultado e que o êxito dos alunos confirma a tese de que, quando se quer, quando se esforça, o resultado aparece. 

“Esses alunos estão de parabéns. Hoje temos aqui a Eduarda, a Priscila e o Uender com textos premiados, mas muitos outros que participaram e participam do projeto Oficina de Textos avançam a cada dia na escrita de textos. É importante que se diga que não são apenas textos escritos, mas pontos de vista de pessoas muito jovens, mas que já conseguem fazer leituras bastante aprofundadas de assuntos socialmente relevantes. A sociedade precisa que os jovens reflitam, posicionem-se, tragam ideias novas e ajudem a construir uma sociedade justa, em busca do bem-comum.”, destacou o professor Moisés José.

A aluna Eduarda revelou ter sabido do Concurso por meio da participação no projeto Oficina de Textos.

“Me lembro de ter utilizado o material fornecido pelos professores, e ter aprofundado meus conhecimentos sobre o tema em artigos científicos, pesquisas e noticiários. Além de contar com reuniões, para discutir o tema e questionar as minhas percepções, os professores também nos ajudaram oferecendo orientações sobre possíveis aprimoramentos. Ter participado deste concurso ampliou a minha visão em relação ao tema extremamente relevante, principalmente para nós estudantes que estamos desenvolvendo nosso pensamento crítico, ao incentivar o debate, a empatia e a escrita como ferramenta de transformação, contribuindo para o desenvolvimento do aluno como um indivíduo consciente. Eu pude aprender sobre assuntos que levarei para toda a minha vida, e ter recebido esse reconhecimento me encorajou ainda mais a continuar escrevendo e expressando minhas ideias. Recomendo a todos os alunos que participem, pois é uma experiência valiosíssima”, reconheceu a aluna Eduarda.

“O projeto Oficina de Textos foi uma das melhores experiências que eu já tive. É difícil mensurar o quanto eu evoluí não só como redatora ou estudante, mas também como cidadã ao estudar sobre cada problema social proposto nos temas”, declarou a aluna Priscila Hurtado e ainda deixa um recado aos estudantes “invistam na leitura e escrita. Essas duas técnicas podem nos levar a lugares extraordinários. O IFRO, com certeza, junto com o projeto, elevou meu nível como pessoa de maneira extraordinária também. Incrementou até meu currículo, pois me ajudou numa entrevista de emprego e tudo mais. Eu sou extremamente grata aos professores e aos alunos que fizeram esse projeto possível. E eu espero que ele continue por muito mais tempo para outros estudantes descubram o poder de uma redação nota 1000”, finalizou.


 
Sempre gostei muito de escrever, porém nunca tive a chance de aprimorar minha escrita. Graças ao projeto Oficina de Textos, desenvolvido pelos professores Moisés e Melissa, do IFRO Campus Colorado do Oeste, pude aprimorar meu modo de escrever. Em uma das redações do projeto o tema proposto foi o mesmo do concurso da DPU, afim de incentivar os alunos a participarem. Então, através de pesquisas e com o auxílio dos professores fui desenvolvendo minha redação. Pouco tempo depois os professores me chamaram para participar do concurso e eu acabei aceitando. Vale ressaltar a relevância do assunto proposto para sociedade, trazendo para o nosso convívio uma realidade dura e que muitas vezes não lhe é dada a devida importância. Saber como é difícil a vida dos moradores de rua traz para nós um grande ensinamento: dar valor ao que nós temos, mesmo que seja pouco. Enfim, o tema proposto é bem forte e faz com que nós possamos refletir sobre a realidade em que vivemos. Contudo, fico muito feliz por ter conseguido ficar entre os premiados no concurso e agradeço aos professores que criaram o projeto e incentivaram a participação dos alunos no concurso. A vocês o meu muito obrigado! afirmou Uender

O Projeto Oficina de Textos, realizado pelo IFRO-Campus Colorado do Oeste, conta com professores de várias áreas do conhecimento: professor William, de Sociologia, Prof. Marcel, de Geografia; Professor Glauber e professora Viviane, ambos de Educação Física; professora Fabiana, Engenheira Agrônoma; professor Joacir, de Gestão Ambiental, além dos professores de Língua Portuguesa do campus, Moisés e Melissa. Essa gama de profissionais de várias áreas diferentes possibilita discutir os temas dos textos de forma mais aprofundada, o que favorece a aprendizagem e a escrita do aluno.  
Os ganhadores, além de todo o reconhecimento pelo êxito alcançado, receberão como videogame Sony Playstation 4, Smartphone e tablet, respectivamente. 


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