09/01/2021 às 13h35min - Atualizada em 09/01/2021 às 13h35min

Detentos do presídio de Cerejeiras recebem certificados de conclusão de cursos profissionalizantes

Gazeta Rondônia
Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

No dia 06 de janeiro de 2021, foi realizada na Casa de Detenção de Cerejeiras (RO), a entrega dos certificados aos reeducandos que realizaram os cursos profissionalizantes do Centro de Educação Profissional (CENED).

Os cursos profissionalizantes foram proporcionados aos apenados, como incentivo pela participação no projeto Alforria Cultural, desenvolvido pela Companhia de Teatro de Cerejeiras.


O diretor da Cadeia Pública, Marcio Pacheco, salientou que dessa forma o processo de ressocialização, que se configura num dos objetivos do sistema prisional, vê, por meio da prática acadêmica, uma aliada na inclusão social e além do mais os reeducandos tem a remição de pena que totaliza 15 dias pela realização dos cursos profissionalizantes.



O cárcere deve servir como um verdadeiro mecanismo de transformação do preso, pois só assim a segurança pública será alcançada, um dos mecanismos desta transformação é a possibilidade de proporcionar para aquele que esteja em cumprimento de pena uma formação superior que seja utilizada quando terminarem de cumprir suas penas e retornarem o convívio em sociedade”. Disse.


 
“Indubitável, destarte, que para haver liberdade de pensamento e consciência é necessário o fornecimento de condições para a construção do pensamento livre, assim como para haver liberdade de expressão são necessários meios e condições para expressar-se corretamente, de modo a se fazer compreender. É bom lembrar, também, que o direito à informação, nas suas vertentes de “direito de se informar” e “de ser informado”, para ser efetivado é imprescindível que sejam dadas condições para captar e entender a informação. Logo, clara está a importância e fundamentalidade da educação para que se possam concretizar os direitos e liberdades individuais, a educação faz parte do mínimo necessário para uma vida digna”. Finalizou Pacheco.



Texto e Fotos: Conselho da Comunidade de Cerejeiras.

Click e siga a página do Conselho da Comunidade de Cerejeiras no Instagram: http://bit.ly/2XsTZQF
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »