01/10/2021 às 19h02min - Atualizada em 01/10/2021 às 19h02min

IFRO faz seleção para cadastro de professores na elaboração de cursos da Plataforma MOOC

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu inscrições para seleção e criação de cadastro reserva de bolsistas para elaboração de cursos para a plataforma de Cursos Abertos Massivos Online (MOOC), ministrados por servidores da instituição. Podem fazer propostas os servidores efetivos e os servidores temporários (professores substitutos e técnicos especializados em Língua Brasileira de Sinais) em exercício no IFRO. O edital tem prazo de inscrições até 24/10/2021.

Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta ao edital. Os cursos MOOC serão oferecidos na Plataforma Moodle Institucional de forma autoinstrucional: sem tutoria e sem mediação do professor. Sendo que os fluxos e procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento seguem a Instrução Normativa 1/2021/Proex/Reit.

As submissões devem ter temática inédita entre os cursos já disponibilizados na plataforma MOOC/IFRO, ou os que estão em fase de elaboração, cuja consulta pode ser feita diretamente à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO) e Diretoria de Educação a Distância (DEaD/IFRO).

Os cursos que atendam os temas prioritários receberão pontuação adicional na etapa de avaliação. Entre eles estão: Gamificação no Moodle; Mediação de cursos EaD - limite máximo 20h; Ferramentas gratuitas para gravação de vídeos aulas; Plugins e ferramentas do Moodle (H5P, Questionários, Lição, Fórum, Tarefa); Coordenação de cursos e legislação EaD; Cursos on-line abertos e massivos - limite máximo 20h; Materiais Didáticos Digitais e Direito Autoral; Moodle para alunos (ambientação ao AVA); e Metodologias ativas para o EaD.

A bolsa será conforme a carga horária do curso, seguindo o valor de R$ 50,00/hora. A carga horária proposta pode ser de 20, 30 ou 40 horas. A convocação dos selecionados estará condicionada à demanda do IFRO, e o número de propostas contempladas está condicionado ao limite dos recursos disponíveis e/ou a restrições orçamentárias, que atualmente se encontra em 320 horas.

O registro e a submissão ocorrem via e-mail [email protected], no qual deverá ser seguido o modelo de apresentação de proposta e os documentos comprobatórios de titulação e experiência profissional, conforme anexos que compõem o edital.

O Professor Conteudista é o responsável pelo registro e submissão da proposta de Cursos MOOC. Os cursos que forem aceitos terão prazo de entrega do conteúdo do curso e mais 30 questões fechadas por módulo e inserção no ambiente virtual até 2 de janeiro de 2022. Depois, há período de revisão do conteúdo, mais processo de acessibilidade do curso (texto, imagens, áudio e vídeo) e lançamento do curso na plataforma no início de março do próximo ano.

São responsabilidades do Professor Conteudista do Curso MOOC: produzir os materiais didáticos de forma autoral, incluindo conteúdo, vídeos e atividades de aprendizagem com orientação e apoio da equipe multidisciplinar da DEaD, conforme cronograma de produção; validar todos os materiais produzidos após tratamento técnico da equipe multidisciplinar do CREaD; autorizar a aplicação de licença creative commons do tipo “Share-alike” nos materiais produzidos; ceder os direitos de uso e de imagem ao IFRO para todos os materiais produzidos; autorizar a oferta do curso em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); acompanhar a oferta do curso no AVA Institucional; e avaliar a oferta e possíveis necessidades de alterações verificadas no período de validação.

Para mais informações, acesse o edital completo neste LINK.

 

MOOC

A plataforma de aprendizagem MOOC do IFRO possui diferentes cursos abertos para a população em geral. Para acessar os cursos é necessário realizar cadastro no seguinte link: https://mooc.ifro.edu.br/ informando nome e e-mail. Ao finalizar os cursos livres ofertados, o próprio sistema emitirá o atestado de horas para o aluno.

Ofertados na modalidade EaD pela Diretoria de Educação a Distância do IFRO, os cursos têm acesso aberto, sem pré-requisitos para cursá-los, além de serem gratuitos, sem processo de seleção e sem limites de participantes.

Em inglês a sigla MOOC significa massive open online course. A plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pelo instituto TIM (TIM Tec) e adaptada pela equipe de Tecnologia da Informação do IFRO. Os cursos visam proporcionar à comunidade espaços de aprendizagem em rede para conectar pessoas e construir o conhecimento a partir dessas conexões. Fonte: ASCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »