03/10/2021 às 09h57min - Atualizada em 03/10/2021 às 09h57min

Assista: Em Cerejeiras, moradores sofrem há uma semana com falta de água, CAERD justifica e prevê reabastecimento

Gazeta Rondônia

Equipe de trabalho da CAERD fazendo adaptação do Rio do Óleo em Cerejeiras - Crédito: Gazeta Rondônia.

Os moradores dos 9 bairros e setor de chácaras do município de Cerejeiras (RO) sofrem há uma semana com a falta de água tratada em suas torneiras.

A estação de captação de água da Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (CAERD) no município secou em razão do assoreamento da bacia do Igarapé Branco (conhecido por rio Araras).

Segundo o diretor técnico e operacional da CAERD, Lauro Fernandes, uma equipe de profissionais e técnicos estão na cidade desde a manhã deste sábado (2) realizando trabalhos de escavações em uma propriedade rural onde passa o Rio do óleo, que está localizado nos fundos da secretaria municipal de obras e serviços públicos (SEMOSP) que será interligado a rede adutora existente por meio de uma bomba flutuante que irá auxiliar no volume de água da atual estação de captação.


 

“Cerejeiras hoje necessita de 40 litros de água por segundo e nossa estação de captação atual não tem capacidade nem de 20 litros por segundo em razão do Rio Araras estar assoreado e nossos profissionais técnicos de Porto Velho e Ji-Paraná estão trabalhando em uma frente especial em parceria com a equipe do município, apoio da prefeitura e alguns vereadores. O Rio do Óleo tem capacidade para 60 litros de água por segundo, constatado por estudos de nossa equipe técnica, vamos instalar uma bomba flutuante que será interligada a rede existente e vai auxiliar no restabelecimento do fornecimento de água tratada nos próximos dias.” Esclareceu Fernandes.

Perguntado pela equipe de reportagem do portal eletrônico Gazeta Rondônia do prazo de normalização no fornecimento de água em Cerejeiras, Lauro Fernandes responde; “Se tudo ocorrer bem essa bomba estará em funcionamento até segunda-feira (4) aí precisaremos de 48 a 72 horas para calibragem dos equipamentos, creio que até quarta-feira (6) tudo voltará a normalidade.” Disse.


 
Na noite deste sábado (2) diversos vídeos e imagens a respeito do assunto viralizaram em grupos do município. “Olha o nojo dessa água barrenta e podre com um cheiro insuportável que está chegando na torneira de minha casa, isso é muito desrespeitoso por parte da CAERD, estou indignada com esse descaso.” Desabafou a moradora.



 
Já outro morador compartilhou um vídeo mostrando marcadores dos hidrômetros de água dele e de vizinhos girando em uma velocidade absurda, registrando o consumo sem sair nenhuma gota de água, apenas vento. “Vamos ver se a CAERD vai considerar esse absurdo e dar desconto aos moradores de Cerejeiras, falta de respeito, cadê nossas autoridades constituídas para interceder por nós nesse momento?” Disse o internauta.

Uma imagem que mostra um morador com uma caixa d’água acoplada no reboque de um veículo, abastecendo no poço semi-artesiano da câmara municipal de Cerejeiras, foi amplamente compartilhada nas redes sociais.

  • Vídeos não foram compartilhados em razão de conter linguajar impróprio.


Notícias Relacionadas »
Comentários »