Você certamente já ouviu falar da lenda da Fênix.
A lenda, que surgiu no Egito e faz parte da mitologia grega, é resumidamente explicada a seguir.
Fênix era uma águia. Quando sentia que ia morrer, a ave montava um ninho com incenso e outras ervas aromáticas para ser incinerada pelos raios solares. Daquelas cinzas, nasceria uma nova águia.
Foi das cinzas que a bancária Míriam Fernanda de Oliveira Portela surgiu. Surgiu das cinzas emocionais. E surgiu para cumprir uma missão. A missão era ajudar outras pessoas a também surgir das próprias cinzas da crise existencial.
Aos 20 anos de idade, Míriam acreditou que tinha encontrado o caminho para ser feliz pelo resto da vida. Conseguiu um bom emprego no banco, daqueles sonhados por muitos.
Trabalhou exemplarmente por 10 anos, até chegar à famosa “crise dos 30”.
Foi nessa etapa da vida que algumas dificuldades surgiram pelo caminho da bancária. Dificuldades externas, no âmbito das relações sociais, por exemplo. E também dificuldades internas, com a insatisfação do rumo que a vida dela estava tomando.
Junto a isso, ele sentiu intensificar a vontade de fazer a diferença no mundo, cumprir uma missão, deixar um legado.
Curiosamente, o inexplicável começou a acontecer. Aos poucos, enquanto estava no limbo da crise, Míriam foi atraindo pessoas que estavam na mesma condição que ela.
Essas pessoas vinham pedir ajuda, solicitar um conselho, suplicar uma direção. “E as dificuldades emocionais que as pessoas estavam procurando a solução em mim eram as mesmas que eu estava passando. Aquilo me fez pensar muito se eu estava preparada para ajudar aquelas pessoas”, disse.
Junto com o peso das dificuldades internas e externas, a bancária também ganhou outro peso: o corporal.
Os quilos a mais, hoje ela explica, vieram da tentativa de buscar ajuda onde ela não está: na comida.
No entanto, Míriam foi à luta e travou uma imensa batalha para vencer as dificuldades.
Aos poucos foi eliminando o peso – emocional e corporal.
Aos poucos foi ganhando confiança em dar uma guinada no próprio destino.
Aos poucos foi achando o rumo de ser útil aos outros, cumprir a missão, deixar um legado e fazer a diferença no mundo.
E foi buscando preparo para isso. Fez cursos, leu livros, participou de treinamentos e consultorias. Formou-se em Analista de Perfil Corporal e Comportamental por um famoso curso chamado O Corpo Explica.
Aos poucos, ela foi ajudando a si mesmo e se preparando para ajudar os outros. Perdeu 18 quilos, reconstruiu o emocional e decidiu dar um passo ousado.
Já por volta de 2020, o destino (Deus, ela acredita) acende uma luz no caminho da bancária. Uma amiga, também bancária, que hoje mora em Cerejeiras e trabalha em Corumbiara, comentou com ela sobre uma empresa que atua numa missão um tanto desafiadora: fazer a pessoa perder peso ao mesmo tempo em que cuida da saúde, com foco no bem-estar e com um processo em que as pessoas gostam de passar. Em suma, perder peso com felicidade.
A empresa é a Emagrecentro.
A Emagrecentro é uma franquia de clínicas de tratamento para perda de peso espalhada pelo Brasil afora. A empresa, com 35 anos de atuação, tem mais de 200 unidades em 23 estados.
Um dos pontos fortes da Emagrecentro, dentre outras coisas, é a preocupação com a segurança das pessoas em termos de saúde. A empresa, inclusive, foi fundada por um médico. Assim, toda a metodologia realizada pelas profissionais da empresa é aplicada de uma forma que garanta a saúde humana em todos os seus aspectos. Ou seja, na prática, não há riscos.
Mas a unidade da Emagrecentro em Cerejeiras tem uma característica especial. A empresa tem também um forte foco no interior do ser humano, a saber, em trabalhar o lado emocional. Perder peso corporal é também, de alguma forma, perder “peso emocional”.
No entanto, é importante ressaltar que nem todas as pessoas que buscam uma redução de peso estejam, necessariamente, passando por problemas emocionais. Como já foi ressaltado, a perda de peso é também uma questão de saúde física e de bem-estar do corpo. Pessoas que já são felizes e realizadas podem (e devem) cuidar da saúde também neste aspecto, na perda daquele pesinho extra.
A bancária começou a estudar sobre a empresa. E sentiu que tinha tudo a ver com o que ela queria fazer da vida.
No dia 31 de dezembro de 2020, a bancária fechou o contrato com a franqueadora. Fez o pagamento via PIX (que era novidade na época) e já decidiu pisar o chão do primeiro dia de 2021 com um desafio e tanto: instalar a unidade da Emagrecentro em Cerejeiras.
Quase tudo na vida de Míriam é um passo de fé. E, para ela, fé é ação. Fé é acreditar que se deve fazer isso para que aconteça aquilo.
Arrumar o dinheiro para pagar a taxa de franquia da empresa também foi um passo de fé. “Juntamos todas as economias da família para pagar a taxa da franquia e não tínhamos mais recursos para a implantação. Mas, conforme colocávamos o pé, Deus colocava o chão”, conta a bancária.
No dia 31 de julho foi realizada a inauguração. A empresa já nasceu com clientela. Antes mesmo de abrir, as pessoas que procuraram ajuda da bancária agora queriam ser clientes da empresa.
E não só isso. Cada cliente foi chamando outra cliente. “O meu maior marketing é o boca a boca dos meus pacientes”, conta Míriam.
A Emagrecentro caminha para completar meses de atuação em Cerejeiras. A unidade atende pacientes dos municípios de Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Colorado do Oeste, mas pretende expandir mais municípios, como Cabixi e Chupinguaia.
Dentro da empresa, as pessoas que procuram perder peso encontram não apenas um grupo de profissionais tecnicamente qualificados para o que se propõem a fazer, como enfermeira, farmacêutica e biomédica. Encontram, também, um refúgio. Um refúgio do mundo cruel e insano lá fora.
“Aqui as pessoas são aceitas como elas são. Elas são compreendidas. Aqui nós tratamos o ser humano por completo. Aqui é lugar de abrir o coração, sem medo de censura”, diz Míriam.
Em outras palavras, não se trata apenas de emagrecer.
Trata-se, antes, de se encontrar como gente. De aliviar as bagagens emocionais. E, caso a pessoa não tenha essa bagagem, é lugar de ajudar outras pessoas a aliviar a delas.
O ser humano ter uma relação diferente com a comida que o restante dos seres da natureza. Por exemplo, é o único ser que cozinha o alimento antes de comer. Também é o único ser que tem rituais para se alimentar, como convidar amigos para almoçar juntos, fazer uma oração antes do jantar, fazer uma comida para comemorar uma ocasião festiva.
Além disso, o ser humano expressa sua cultura por meio do alimento, tendo uma variedade do que passou a ser chamado de culinária. Apesar de todas essas variáveis elogiáveis sobre a alimentação humana, a comida só tem uma função: nutrir o corpo. A comida não feita para suprir carências emocionais, por exemplo.
A metodologia de trabalho da Emagrecentro é, grosso modo, fazer essa ressignificação da comida para o ser humano. E o emagrecimento virá em decorrência desta nova significação.
Um dos diferenciais do tratamento oferecido pela empresa é a agilidade nos resultado. “Geralmente, as pessoas já tiveram tentativas frustradas de emagrecer antes. Mas, ao chegar aqui, elas têm uma experiência de começar a ter resultado desde o início do tratamento”, diz Míriam.
A inauguração da Emagrecentro em Cerejeiras significou uma porta aberta para muita gente realizar um sonho, o sonho de emagrecer por meio desse encontro com novos significados sobre se alimentar.
Significou também, claro, para demonstrar o pique de desenvolvimento que o município está presenciando.
Entretanto, a Emagrecentro de Cerejeiras sinaliza que alguma coisa igual à lenda da Fênix pode estar acontecendo hoje.
A cada dia, pessoas estão se renovando, se curando, queimando seus ninhos, renovando suas penas. Enfim, estão se renascendo.
Só que com uma diferença. A fênix da lenda tem uma recuperação solitária e linear. Ela vive, morre e sobrevive. Mas é sempre ela mesma.
A Emagrecentro é um grupo de águias tratando de águias. São águias resgatando águias, num ciclo que vai se tornando maior e maior no decorrer deste processo de transformação.
E esse é o encanto do negócio.