14/10/2021 às 09h31min - Atualizada em 14/10/2021 às 09h31min

Mutirão de Castração gratuita de felinas foi um sucesso em Cerejeiras

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um mutirão de castração gratuita de gatas aconteceu entre os dias 9 e 11 de outubro no município de Cerejeiras (RO), destinado para animais pertencentes a famílias carentes cadastradas no Cadastro Único (bolsa família) e baixa renda em vulnerabilidade social.

A castração animal foi realizada pela Organização Não Governamental - ONG Amparo Animal com sede no município de Ji-Paraná (RO) e que tem como responsável a médica veterinária Rosana Pereira.

Segundo as irmãs Vanessa e Valéria Freitas, organizadoras do mutirão de castração, durante o evento, foram realizadas 82 castrações, sendo 79 fêmeas e 3 machos.
 

“Nossos sinceros agradecimentos aos que apoiaram a ação de castração, em especial ONG Amparo Animal em nome da médica veterinária Rosana Pereira e sua equipe, seu esposo Francisco, deputado estadual Adelino Follador, a juíza Ligiane Zigiotto Bender, os promotores de justiça Fernando Henrique Berbert Fontes e Analice da Silva, empresário Marquinhos Rufino da loja de produtos veterinários e Pet Shop Raças e Rações, jornalista Elizeu Evangelista, Portal Eletrônico Gazeta Rondônia, Rádio Comunitária Ondas Verdes FM 104.9, Clínica e Pet Shop Santiago, médica veterinária Regina Santos de Almeida Vendrusculo, câmara municipal de vereadores de Cerejeiras, vereador Valdecir Sapata, Nélia Ferreira, Auto Posto Baldin, Auto Posto Bem, Auto Posto Conesul, Auto Posto Campagnolli, Jandira Feitosa, Juliana Gualtieri, Prefeitura Municipal de Cerejeiras e a todos que ajudaram de todas as formas, nosso muito obrigado.” Agradeceu Vanessa.

Quais os benefícios da esterilização em felinos?
 
A Esterilização contribui para maior longevidade e qualidade de vida em gatos domésticos e o procedimento de esterilização em gatos domésticos é um importante aliado na promoção de saúde destes animais, e é recomendado nos casos em que tutores não desejam obter ninhadas de seu animal. Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre castração e os possíveis impactos na vida de gatos e de seus tutores.

A castração dos felinos apresenta benefícios importantes para a saúde do animal, para seu convívio com o tutor e também para a saúde pública. São eles:

Em machos, favorece o comportamento tranquilo e ajuda a evitar brigas e disputas pela marcação de território. Além disso, diminui a probabilidade de o gato desenvolver doenças testiculares;

Em fêmeas, reduz comportamento de cio, diminui as chances de desenvolver doenças reprodutivas e previne o câncer de mama;

Contribui para controle populacional, evitando ninhadas indesejadas e diminuindo a quantidade de animais abandonados;

Reduz acidentes, brigas e transmissão de doenças infecto-contagiosas, como por exemplo o vírus da imunodeficiência felina (FIV);

Redução do odor da urina de felinos machos;

A expectativa de vida de gatos machos e fêmeas castrados é o dobro em relação aos não castrados.


 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »