18/10/2021 às 21h53min - Atualizada em 18/10/2021 às 21h53min

COLORADO DO OESTE: Coordenador de Curso de Zootecnica do IFRO participa de evento do CRMV de Mato Grosso

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, esteve representado no II Encontro de Ensino em Zootecnia do Estado de Mato Grosso, organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT). Na atividade, o docente Fagton de Mattos Negrão abordou a “Experiência bem sucedida para auxiliar os professores a se tornarem coordenadores de sucesso no curso de Bacharelado em Zootecnia”.

“Foram abordados diferentes assuntos no intuito de auxiliar os atuais e futuros coordenadores de curso de Zootecnia no enfrentamento de situações que os tornem aptos para a busca de estudantes de excelência para o mercado de trabalho”, explica o professor, elencando as principais funções de um coordenador de curso: pedagógicas (calendário acadêmico, horários de aulas, projeto pedagógico de curso - PPC, plano de ensino, diários); administrativas (processos no sistema eletrônico de informações – SEI, solicitações de materiais no almoxarifado); políticas (relacionamento com alunos, estágio, bolsas de iniciação científica, auxílios: moradia; transporte e alimentação, projetos de extensão como atividades complementares, relacionamento com os docentes, participação em órgãos deliberativos (núcleo docente estruturante – NDE, colegiado de curso).

Fagton é coordenador desde a criação do Curso de Zootecnia no IFRO Campus Colorado do Oeste em 2017/1. Ele diz que o principal desafio de exercer a função “é participar de uma série de atividades integradas e/ou interdependentes, que permitem uma combinação de meios/setores/departamentos no intuito de prestar serviços à comunidade geral (interna e externa). Portanto, é necessário entender os ambientes organizacionais por meio de formação de equipe de trabalho capacitada para que, juntos, possamos ter uma gestão inovadora e criativa que favoreça o processo educativo escolar”.

Ao participar do evento de Mato Grosso, Fagton ressalta ser “de suma importância para que possamos ‘falar a mesma língua’, pois somos os responsáveis pela elaboração e execução do projeto pedagógico do curso; pela qualidade e pela regularidade das avaliações desenvolvidas em seu curso; por estimular a iniciação científica e de pesquisa entre professores e alunos; pelo sucesso dos alunos do curso nas avaliações em larga escala do Ministério da Educação – MEC; pelo acompanhamento dos alunos egressos do curso, dentre outras atribuições que podem ser lideradas por pessoas que almejam um curso de qualidade”.

 

No mês de maio de 2021, o Professor Fagton de Mattos Negrão foi eleito coordenador do ano pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e também agora compõe a direção da ABZ-RO, na gestão 2021-2025. Formado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – Campus Pontes e Lacerda, recebeu homenagem neste início de outubro no Instagram da instituição. Fonte: ASCOM

  •  

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »