Foi aprovada nesta quarta-feira (20), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a PEC 101/19, de autoria do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), que trata da concessão de plano de saúde aos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), contaminados por Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) e outros inseticidas no exercício das atividades profissionais.
A proposta beneficiará servidores admitidos até 31 de dezembro de 1988, que utilizaram o DDT e outros inseticidas, durante a execução de políticas de saúde pública no combate de endemias, o que acarretou problemas de saúde irreparáveis para muitos destes trabalhadores.
“Tivemos uma grande vitória hoje na CCJ, e essa vitória veio de Rondônia, dos Sucanzeiros e do SINDSEF, no nome do Abson Praxedes e do Almir José Silva, que construíram este momento. E reforço aqui que a União tem o dever de conceder o benefício do plano de saúde a estes trabalhadores, para que possam viver suas vidas de forma digna, após terem realizado uma importante missão na saúde proteção do povo brasileiro”, disse Nazif.
Agora a PEC 101/19 seguirá para a Comissão Especial.
Assessoria.