23/10/2021 às 08h11min - Atualizada em 23/10/2021 às 08h11min

Adolescente em tratamento contra câncer ganha festa de aniversário no Oncológico Infantil

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A mobilização de colaboradores, setores e rede de voluntariado fez a diferença. Foto: Comunicação Pró-Saúde

Ganhar uma festinha de aniversário com o tema de princesa sempre foi a vontade da adolescente Jamile da Conceição, que faz tratamento há 11 meses contra uma leucemia. Ao chegar para assistir aula, pela manhã, na Classe Hospitalar do Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, a menina foi surpreendida com a comemoração que tanto desejava.

Colaboradores e voluntários do hospital souberam do desejo da paciente dias antes de ela completar 13 anos de idade, nesta sexta-feira, 22. 

Um dos envolvidos na organização do evento foi a colaboradora e voluntária Joyce Freitas, que soube da vontade de Jamile, quando esta estava em uma sessão de quimioterapia no hospital. 

“Ela me disse que o seu aniversário estava se aproximando e tinha uma grande vontade de festejar com um tema de princesas. Isso me tocou bastante, por saber que era um desejo genuíno e que foi dito de modo muito sincero”, observou Joyce.

O pedido foi levado ao conhecimento do Setor de Humanização do hospital que, prontamente, mobilizou colaboradores, setores e rede de voluntariado. 

Jamile é natural do Município de Jacundá, Região Sul do Pará, onde reside com sua família. Para dar continuidade ao tratamento, ela se hospeda na Casa Ronald, em Belém, uma instituição que mantém parceria com o Oncológico Infantil para abrigar crianças que estão em tratamento oncológico na unidade.
“Fiquei muito feliz e gostei dos presentes”, disse a menina, ainda meio impactada com a surpresa.

A tia de Jamile, Marinalva Bispo da Silva, acompanhou-a na celebração do aniversário e, no final do evento, pediu para deixar uma mensagem de agradecimento, sendo tomada pela emoção. “Fiquei muito feliz por vocês terem feito isso pela minha sobrinha; ela queria muito esta festa. Que Deus abençoe todos os profissionais deste hospital, pela bondade que fizeram”, disse a tia.

O Oncológico Infantil é uma unidade que integra a rede pública do Governo do Estado do Pará, sendo administrada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. O trabalho de humanização no hospital é uma atividade permanente nos cuidados assistenciais com o espírito de acolhimento aos pacientes infantojuvenis. 

O hospital é uma unidade de referência na Região Norte e, atualmente, atende a crianças e a adolescentes de zero a 19 anos, dos municípios do Pará e Amapá. Em média, a unidade atende cerca de mil pacientes por mês, entre consultas, atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias.

O diretor Hospitalar do Oncológico Infantil, Fábio Machado, destaca que a ação realizada pelos colaboradores traduz a essência da humanização como um dos valores da instituição. “A humanização tem sido uma forte aliada para o desenvolvimento de atividades que contribuem com a recuperação hospitalar dos pacientes”, disse.

Texto e foto: Comunicação Pró-Saúde.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »