A primeira turma de Medicina Veterinária do Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) realizou suas primeiras aulas práticas presenciais. A atividade ocorreu por meio de projeto previamente aprovado e seguindo normas de segurança sanitária.
As atividades práticas fazem parte das disciplinas de Anatomia Animal I e de Vivência e Extensão Veterinária I. Os estudantes tiveram aulas práticas em setores de produção animal e laboratórios, respeitando os limites de lotação e protocolos de segurança estabelecidos.
Dentre os acadêmicos da primeira turma de Veterinária, 22 se dispuseram a estar presentes nas atividades. A participação dos acadêmicos nas atividades presenciais foi opcional, sendo que aqueles que não puderam comparecer não serão prejudicados em relação a notas ou privação de acesso à informação ou trabalhos.
Planejamento A Coordenadora do curso, Ana Cláudia Guiraud, explica que as diretrizes do curso de Medicina Veterinária não permitem que determinadas disciplinas sejam ofertadas sem contextualização prática. “Por essa necessidade, solicitamos a devida permissão para realização das práticas presencialmente no Campus Colorado do Oeste, elaborando um projeto detalhado para realizar as atividades seguindo todas as normas de segurança”, explicou.
Ainda segundo a professora, no atual cenário de pandemia, não depende somente da coordenação de curso, nem do professor regente, ou mesmo do IFRO, para que os encontros presenciais nas dependências da escola se realizem, pois, há um contexto externo ao IFRO que deve ser considerado. Por isso, buscaram viabilizar as atividades práticas adotando todos os procedimentos de segurança necessários.
“Os documentos que nos respaldam foram consultados, realizamos uma pesquisa para saber quantos acadêmicos viriam, calculamos as dimensões dos locais que poderiam ser utilizados para as aulas para determinar a taxa de lotação, além de planejar como poderíamos proceder para não ultrapassar os limites e colocar alguém em risco. Portanto, todo trâmite foi seguido à risca e todos os protocolos de segurança estão sendo atendidos. Com a imprescindível colaboração dos acadêmicos, poderemos cumprir nossa carga horária, atendendo as diretrizes do curso de Medicina Veterinária, sem expor nossos alunos, ou colaboradores a algum risco”, detalhou Ana Cláudia.
Primeiro encontro presencial Na primeira aula presencial do curso, o Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, inicialmente parabenizou a primeira turma deste curso de graduação da unidade. Ele destacou a importância de estarem seguindo os protocolos de segurança para a realização da atividade presencial. Por fim, o Diretor-Geral declarou aberta a primeira aula presencial do curso de Medicina Veterinária do campus.
A Coordenadora Ana Cláudia Guiraud agradeceu a disposição da turma em se deslocar até o IFRO para assistir às aulas, tendo em vista todo contexto envolvido. “Sabemos que muitos são de fora do município e até mesmo do estado, então o deslocamento poderia ser um empecilho, porém mesmo assim, 22 alunos se dispuseram a estar presentes. Essa foi uma das razões pelas quais a coordenação não mediu esforços para viabilizar as aulas práticas presenciais”, ressaltou.
Ela também afirmou estar feliz por fazer parte desse capítulo da história do curso. “Como coordenadora, poder contribuir para a formação dos acadêmicos é muito gratificante. A alegria dos discentes em estar no campus e socializar com outros alunos e professores é contagiante. E como professora é muito bom poder oportunizar as aulas práticas aos alunos”, destacou.
Na oportunidade, o Professor Flávio Caldeira falou sobre a expectativa que foi realizada com a implantação do curso de Medicina Veterinária no IFRO Campus Colorado do Oeste. “Foi difícil passar por várias situações, mas com muito empenho do diretor-geral e todos nós, conseguimos inaugurar esse curso”, ressaltou.
Flávio destacou ainda a qualidade do IFRO, uma das melhores instituições do país na área agropecuária, e cujo nome estará vinculado aos futuros profissionais quando os presentes acadêmicos se formarem. “Vocês, agora alunos, precisam se dedicar aos estudos, correr atrás das informações para ter uma formação completa, pois serão cobrados para serem excelentes profissionais quando estiverem formados. Nisso, têm total apoio de todos da instituição. Espero que vocês sejam uma inspiração tanto aos jovens do curso técnico quanto às futuras turmas do curso”, finalizou o docente.
Atividades práticas Para a realização das aulas práticas, estão sendo utilizados os setores de produção animal, e Laboratórios de Anatomia e Fisiologia Animal, respeitando os limites de lotação e protocolos de segurança estabelecidos. Com isso, os acadêmicos conseguiram realizar atividades práticas, inclusive com a presença de animais. Dessa forma, os professores regentes das disciplinas envolvidas, Ana Guiraud e Flávio Caldeira, buscaram expor e aplicar nas atividades práticas tudo o que foi discutido em teoria em suas aulas remotas.
Para o acadêmico Felipe dos Santos Palmeira, a experiência destas aulas foi muito positiva. Desde o ensino médio ele é discente do Campus Colorado do Oeste. Formado no Curso Técnico em Agropecuária Integrado do Ensino Médio e hoje fazendo parte da primeira turma do curso de Medicina Veterinária do mesmo campus, Felipe disse ter gostado de ir participar das atividades. “Achei incrível como tudo foi trabalhado. Não sou da cidade de Colorado, mas poder conhecer pessoalmente meus colegas e rever o campus são coisas que me motivaram a estar presente neste momento. Inclusive, poder encontrar pessoalmente os meus colegas tem sido muito bom, já que agora estamos podendo nos conhecer de fato”, comentou.
Ele também falou sobre os resultados das atividades realizadas até o momento. “A vivência no campus nos ajuda muito, pois parece muito mais fácil de aprender estando ali. Além disso, com a presença dos demais acadêmicos parece que tudo fica melhor, o ânimo é maior. Enfim, tudo até então tem sido perfeito, acima do que eu imaginava. Eu fico satisfeito por saber que o campus mantém o excelente padrão de ensino e estrutura, o que me deixa ainda mais empolgado para o futuro”, enfatizou o acadêmico.