10/11/2021 às 11h37min - Atualizada em 10/11/2021 às 11h37min

Oncológico Infantil conquista com louvor Selo de Manutenção de Excelência

A unidade mantém a cultura de padrões internacionais de qualidade e de segurança assistencial dedicados aos pacientes

Gazeta Rondônia

Preparação e definição de estratégias foram necessárias para o excelente resultado. Foto: Comunicação Pró-Saúde

Após passar por uma rigorosa auditoria, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, recebeu o resultado da manutenção da certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
 
No dia 23 de setembro, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo recebeu a recomendação da manutenção do selo e aguardava, desde então, a homologação do resultado.

 
Para avaliação da qualidade dos processos assistenciais foi utilizado, em alguns setores, o método Tracer, também denominado método traçador ou de rastreamento das falhas dos processos, desenvolvido para assegurar que as organizações de saúde ofereçam melhoria contínua dos sistemas operacionais, cuidados seguros e de alta qualidade.
 
A auditoria foi realizada nos dias 22 e 23 de setembro, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada à ONA. A Fundação avaliou remotamente a qualidade e eficácia de 17 processos internos do Oncológico Infantil.
 
Os auditores concederam a aprovação com louvor, elogiando diversas iniciativas desenvolvidas, algumas delas relacionadas à segurança do paciente e ao atendimento humanizado da unidade, que é a principal referência em oncopediatria no Norte do país.
 
Para Michelle Kzam, coordenadora de Enfermagem, essa conquista teve um valor especial. "Essa vitória nos enche de orgulho e é sinal de que estamos fazendo uma entrega cuidadosa dos nossos serviços aos pacientes", disse.
 
A conquista mantém a unidade, que integra a rede de Saúde Pública do Governo do Estado e é gerenciada pela Pró-Saúde, entre o seleto grupo de hospitais do Brasil reconhecidos por atingirem padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial.
 
O diretor Hospitalar do Oncológico Infantil, Fábio Machado, atribuiu a conquista para o especial trabalho de planejamento realizado pelas equipes de profissionais do hospital. “Para este desafio nos preparamos e definimos estratégias para a avaliação de manutenção do certificado. Não foi uma tarefa fácil, mas valeu muito a pena. Estamos felizes com esta conquista, pois isso referenda a nossa atuação de qualidade no serviço público de saúde”, destaca o diretor.



Projetos que fazem a diferença

Entre os projetos do Oncológico Infantil avaliados durante a auditoria, o "Sino da Vitória" foi um dos destaques. A iniciativa, implantada em 2019 pelo Escritório de Experiência do Paciente, realiza uma cerimônia para celebrar a alta médica definitiva de um paciente, sempre marcada por emoção e agradecimento em decorrência do fim de um ciclo na batalha contra o câncer.

Outro projeto em evidência foi o "Heróis da Segurança". Implantado em 2019 pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), ele possibilita que crianças e adolescentes que fazem tratamento contra o câncer aprendam sobre o tema “Segurança do Paciente”. O objetivo é estimular a participação do usuário e seus familiares na assistência prestada por meio da realização de ações de segurança.

Desde a sua inauguração, em 2015, o Oncológico vem conquistando premiações e certificações importantes no Brasil. Em agosto de 2019, a unidade conquistou, pela primeira vez, a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência. Antes de alcançar o reconhecimento máximo, o Hospital Oncológico Infantil já havia recebido outras duas certificações ONA 1 Acreditado, em 2017, e ONA 2 Acreditado Pleno, em 2018.

A supervisora do NQSP do Oncológico Infantil, Aline Garcia, destaca a cultura da melhoria nas atividades dos colaboradores. “A manutenção do selo só comprova a constante busca pela melhoria do processo e o aprimoramento dos nossos procedimentos, proporcionando mais segurança ao paciente”, disse.

Outras unidades públicas gerenciadas pela Pró-Saúde no Pará também já conquistaram a certificação máxima da ONA, como Hospital Regional do Baixo Amazonas, na região de Santarém, e o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira. Já em Ananindeua, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência conquistou, recentemente, a recertificação ONA 2 Acreditado Pleno.


Notícias Relacionadas »
Comentários »