12/11/2021 às 20h51min - Atualizada em 12/11/2021 às 20h51min

Historiador de Rondônia lança livro na antiga capital do Brasil

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Após 7 anos pesquisando os caminhos e a trajetória deixada pelo Marechal Rondon, o historiador Lourismar Barroso lançará o livro: “Rondon, uma vida dedicada ao Brasil” no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil.

A obra está repleta de informações que irão mexer com a estrutura de tudo que já foi dito e escrito sobre o Marechal da Paz, a começar por sua data de nascimento, quando vários livros mencionam que o mesmo teria nascido em 5 de maio de 1865. Em suas pesquisas, o historiador teve acesso a documentos primários do exército brasileiro, inclusive entregue por ele mesmo (Rondon) na Academia Militar da Praia Vermelha do Rio de Janeiro, mencionando seu nascimento em 30 de abril de 1865.

A convite da CBC - Câmara Brasileira de Cultura, Ciência e Artes, na pessoa de seu presidente Gualter Carrara, o historiador Lourismar Barroso recebeu o convite para expor sua obra em uma noite de autógrafos para a elite carioca.

O evento acontecerá ás 20h no Clube Militar do Exército situado na avenida Barão do Rio Branco nº. 281, 18º andar, Cobertura Condomínio Edifício Bokel, Centro, Rio de Janeiro. Na oportunidade, serão agraciados novos membros da Câmara Brasileira com o título de Comendadores.

A pesquisa do historiador Lourismar Barroso, traz uma sequência de fatos que aconteceram com Rondon enquanto servia o Exército brasileiro. Imagens inéditas serão apresentadas nesta obra, assim como conteúdo exclusivo. O pesquisador passou 7 anos buscando informações que pudessem fazerem parte da obra. Viajou por vários estados, indo em vários locais coletando e garimpando informações.

Contar em uma obra a trajetória de vida do maior ativista militar do Brasil do século XX, faltaria páginas para tamanho testemunho deixado por Rondon, que continua despertando curiosidade a muitos brasileiros. Um homem que emprestou seu nome para homenagear um estado, o mesmo que ele tirou do isolamento, através das linhas telegráficas, do centro oeste ao norte.

A vida e a trajetória de um homem que carregava em sua genética indígena mato-grossense o dever de unir a nação sob a linha do progresso. O pantaneiro mestiço que domesticou o homem branco, em prol de um Brasil sem fronteiras, sem raça e sem cor. Com suas buscas incansáveis pela unificação entre o homem civilizado e os povos da floresta. Rondon de tantos codinomes e significados, o Pagmejera dos Bororos, o militar positivista, o sertanejo do pantanal, o pacificador, o pesquisador, o marechal da paz, o soldado da pátria, o ativista indigenista, o desbravador, o civilizador dos sertões, o poeta dos sertões e tantos outros adjetivos que foram enaltecidos por seus biógrafos ao longo da história. Como figura mítica da nossa República, resta celebrar e enaltecer como símbolo da pátria, o homem visionário além do seu tempo.



Sobre o autor
 

Lourismar Barroso é Licenciado em História pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR; Especialista em Arqueologia da Amazônia pela Faculdade São Lucas; Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Docente da rede estadual e municipal de educação; Membro do Museu Imperial de Petrópolis (RJ); Vice-presidente da Academia de História Militar Príncipe da Beira. Integrante do Rotary Club de Porto Velho D4720 Madeira Mamoré. Sócio Remido da Câmara Brasileira de Cultura, Ciência e artes.

 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »