23/11/2021 às 18h39min - Atualizada em 23/11/2021 às 18h39min

Laboratório de referência do IFRO em Colorado capacita equipe do IFMT

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, por meio do seu Laboratório de Solos, realizou a capacitação de uma equipe do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)/Campus Campo Novo do Parecis. O treinamento ocorreu de 8 a 12 de novembro de 2021 com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento da equipe e de conseguirem a certificação do laboratório de solos para o campus do IFMT.

A capacitação foi realizada pelo Técnico Leandro Dias da Silva, responsável pelo Laboratório de Solos do Campus Colorado do Oeste, que relatou como foi o treinamento com os professores, técnico e alunos do IFMT:

“eles acompanharam todo o procedimento de rotinas que temos aqui no laboratório de solos, desde o preparo de amostras, limpeza de vidraria, e a parte analítica da rotina. No final, foi uma boa troca de experiências, porque também tivemos aprendizado que pode ser aplicado em nosso laboratório de solos”.

Os participantes do treinamento foram a Professora de Solos, Franciele Caroline de Assis Valadão, o Professor Daniel Valadão, o Técnico Wilker Caio Nogueira e dois alunos bolsistas do laboratório de solos que cursam Engenharia Agronômica, Kamila Maria da Silva Ramos e Sílvio Cezar Ribeiro da Silva Junior.

Segunda a Professora Franciele, um dos objetivos desta capacitação em parceria é conseguirem a certificação do laboratório de solos do IFMT no Campus de Campo Novo do Parecis, pois o Laboratório do IFRO foi aprovado pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) da Embrapa Solos nos exercícios 2019/2020 e 2020/2021, uma vez que o Ensaio de Proficiência tem início em julho de um ano, terminando em maio do ano seguinte.

“O Laboratório do Campus Colorado está em uma realidade muito próxima à nossa. Mesmo com algumas limitações, demonstra a capacidade de manter os padrões de qualidade. Muitas das adaptações que vimos em Colorado serão aplicáveis para nós. Se nos baseássemos em um laboratório muito sofisticado, nosso aprendizado não seria tão grande quanto tivemos aqui, por conta da realidade das condições das duas instituições”, enfatizou.

Além da implantação do Laboratório no IFMT Campus de Campo Novo do Parecis, a docente comentou que os aprendizados irão auxiliar em várias atividades.

“Muitas análises eu não conseguiria executar, mas com as dicas passadas pelo Leandro irei melhorar muito a atividade didática”, comentou.

O acadêmico do IFMT, Sílvio Cezar, também elogiou a experiência de estar em Colorado do Oeste para realizar o treinamento: “Vivemos na prática como é realizado o processo de análise, de acordo com as metodologias a serem seguidas. Isso foi muito importante para a gente, pois no campo nós precisamos efetuar a coleta de dados e no laboratório precisamos fazer a devida interpretação deles”. Ele também é bolsista no laboratório de solos do IFMT e comentou como esse treinamento irá lhes ajudar: “o Laboratório do IFRO tem condições e estrutura muito semelhantes à nossa. Por isso, aprendemos muito aqui, de modo que podemos aplicar isso lá no IFMT, facilitando o nosso trabalho”.

Silvio também destacou que isso contribuiu para sua formação acadêmica. “É importante aprender as práticas enquanto estudante para no final da faculdade estarmos com um certo grau de experiência nessa área. Como tenho interesse em trabalhar com algumas coisas relacionadas com a fertilidade do solo, vejo que esse treinamento para mim vai ser de extrema importância”.


Ao final do treinamento, a Professora Franciele agradeceu ao IFRO pela recepção e pelos ensinamentos que tiveram. “Foi uma ótima experiência. E vimos que o Leandro, Técnico de Colorado, quer contribuir mesmo com o nosso crescimento. Então, ele realmente está passando tudo que ele sabe. Por isso, muito obrigado à instituição e ao Leandro pelo treinamento”, enfatizou.

 

Laboratório de referência

O Laboratório de Solos do IFRO Campus Colorado Oeste vem se destacando, pois já foi aprovado pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) da Embrapa Solos nos exercícios 2019/2020 e 2020/2021. Além disso, o coordenador do laboratório, Leandro Silva, realizou treinamentos em parceria institucional, como a capacitação com técnicos do IFRO Campus Cacoal.

A recente parceria com o IFMT teve origem na divulgação realizada pelo Diretor-Geral do IFRO Campus Colorado do Oeste, Marco Aurélio Anequine de Macedo, que convidou a instituição para esse treinamento durante um encontro no IFMT. “Como tínhamos objetivos muitos próximos, acabamos fazendo então uma parceria”, relatou a professora Franciele, do IFMT.

O técnico responsável de Colorado, Leandro, comentou sobre essas parcerias: “O Instituto Federal de Rondônia Campus Colorado do Oeste sempre estará de portas abertas para atender quem precisar de algum auxílio e estiver dentro do nosso alcance. Nosso laboratório é simples, com estrutura pequena, já desenvolvemos atividades desde 2017, então, temos uma bagagem de conhecimento para auxiliar quem precisar, estando sempre a disposição para ajudar”.

Ele destacou que essas oportunidades são positivas. “É sempre bom poder ajudar colegas da área a desenvolverem o trabalho de uma forma mais fácil, sempre seguindo toda a metodologia”. Além disso, sempre temos um grande aprendizado também, pois há uma troca de experiências que é muito válida. Assim, o aprendizado é constante”, concluiu Leandro.

 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »