25/11/2021 às 08h31min - Atualizada em 25/11/2021 às 08h31min

Em parceria com empresa agronômica, IFRO realiza ensaio de pesquisa de capim com foco na pecuária leiteira em Cerejeiras

Canteiros com ensaios do BRS Capiaçu foram montados na estação experimental do CPA no município

Gazeta Rondônia
Assssoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus de Colorado do Oeste, está desenvolvendo um projeto de pesquisa em pastagem numa estação experimental no município de Cerejeiras.

Através de uma parceria com o Centro de Pesquisa Agropecuária (CPA), a equipe de pesquisadores do IFRO, que incluem professores e alunos, montou um canteiro experimental do BRS Capiaçu. O ensaio está sendo realizado na estação experimental do CPA.


A pesquisa é feita por meio do Projeto de Extensão BRS Capiaçu, do IFRO.  O capim em questão foi desenvolvido pela Embrapa em 1992, para ser lançado em 1996 no mercado. A equipe do IFRO pesquisa formas de manejo, em questões como espaçamento e adubação, considerando as características peculiares à região de Cerejeiras.

O BRS Capiaçu, que tem um aspecto físico que lembra à cana, é muito usado na pecuária de leite. E esse, inclusive, é o objetivo do projeto de extensão do IFRO. O BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante e apresenta alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou pode ser picado verde e disponibilizado para os animais.

“Este projeto veio mudar a produção de leite no Estado de Rondônia. Acreditamos que, com a melhora da produtividade, melhora também a renda do produtor, especialmente o pequeno produtor da agricultura familiar”, diz o professor e zootecnista Fagton de Mattos Negrão, que coordena o projeto Extensão BRS Capiaçu.
O aumento da produtividade do leite é uma das alternativas para o desenvolvimento da região de Cerejeiras.

Atualmente está sendo fundada uma cooperativa de leite no município, que usará uma antiga planta industrial de um laticínio e contribuirá para a industrialização e escoamento da produção da bacia leiteira da região de Cerejeiras.

Quando o capim do canteiro experimental já estiver crescido, produtores rurais poderão visitar o local e conhecer as características da planta e os benefícios do uso do BRS Capiaçu para a atividade leiteira.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cerejeiras, Jair de Oliveira Ferro, uma iniciativa como esta é muito bem-vinda. “Temos nos preocupado muito com a situação da bacia leiteira na região de Cerejeiras. O Sindicato tem estimulado a formação de uma cooperativa, a profissionalização do produtor e o investimento em sistemas produtivos. As pesquisas do IFRO são contribuem muito com esse setor”.
 
Texto e foto: Assessoria CPA

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »