16/12/2021 às 18h40min - Atualizada em 16/12/2021 às 18h40min

Cinco crianças morrem em acidente com castelo inflável

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Ao menos duas das cinco crianças que morreram em um acidente nesta quinta-feira (16) durante uma festa escolar de fim de ano na Austrália foram identificadas por familiares e amigos.

Zane Gardam, aluno do 6º ano, foi descrito como uma "alma bela e gentil" por amigos da família que lamentaram sua morte.

"Zane era uma alma tão bela e gentil, que teve desafios ao crescer com seu autismo e TDAH, mas isso nunca o prejudicou", escreveu Grace Johnston, amiga da mãe de Zane.

Uma segunda vítima, Addison Stewart, da mesma turma, foi identificada pela tia Meg Aherne, que lembrou da sobrinha como uma pessoa "doce e bondosa".

Grace e Meg organizaram campanhas para arcar com os custos funerários e conseguiram, até a última atualização desta reportagem, arrecadar quase 47 mil dólares australianos (cerca de R$ 193 mil).

As autoridades australianas confirmaram cinco mortes, ao todo:

  • Zane Gardam
  • Addison Stewart
  • 1 menino de 10-11 anos
  • 1 menina de 10-11 anos
  • 1 criança não identificada que morreu no hospital

 

O que aconteceu?

Quatro crianças morrem em acidente com castelo inflável em escola na Austrália

Rajadas de vento levantaram a estrutura com as crianças nela. O castelo inflável subiu a uma altura de 10 metros e, então, caiu. Não se sabe ainda por que o castelo inflável foi suspenso.

O castelo inflável era uma espécie de pula pula para as crianças. Além das cinco mortes, várias ficaram gravemente feridas e foram levadas ao hospital.

Acidentes como este não são incomuns: em 2019, duas crianças morreram e outras 20 ficaram feridas na China em condições similares. No Reino Unido, um ano antes, uma criança também morreu em um pula pula mal instalado.

O chefe de polícia da ilha da Tasmânia, Darren Hine, lamentou as mortes desta quinta: “Era um dia que as crianças deveriam estar comemorando o último dia de escola, e nós estamos em luto pela perda das crianças”.

Vários helicópteros de resgate e ambulâncias foram enviados ao local. A imprensa exibiu imagens de policiais chorando diante de lonas azuis que cobriam o que alguns descreveram como "uma cena muito chocante e angustiante".

O primeiro-ministro Scott Morrison chamou o incidente de devastador.

A escola havia convidado os pais a colaborar com o evento, que incluiu uma área de jogos, um tobogã, uma área de artes e atividades manuais e um castelo inflável.

A polícia não disse quantas crianças estavam no brinquedo e também não respondeu se o castelo inflável estava firmemente preso ao chão.

Zane e Addison, duas das cinco crianças mortas em acidente durante festa escolar na Austrália em 16 de dezembro de 2021 — Foto: Reprodução/GoFundMe

Zane e Addison, duas das cinco crianças mortas em acidente durante festa escolar na Austrália em 16 de dezembro de 2021 — Foto: Reprodução/GoFundMe

Mensagens da escola em rede social

A cidade de Davonport tem 25 mil pessoas. A escola de Hillcrest, onde aconteceu o acidente, é uma das seis da região.

"O objetivo do dia é comemorar um ano de sucesso e aproveitar algumas atividades divertidas com os colegas de classe", afirmou a escola Hillcrest Primary em sua página no Facebook.

A mensagem teve uma atualização algumas horas depois: "Aconteceu um acidente na área da nossa escola. Vamos fechar a escola pelo resto do dia. Pedimos que os pais venham buscar seus filhos com urgência". Fonte: G1

 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »