18/12/2021 às 08h49min - Atualizada em 18/12/2021 às 08h49min
Com chegada de novas cooperativas e expansão das que já existiam, 2021 foi “O Ano do Cooperativismo” na região de Cerejeiras
Tendo a Sicoob Credisul como líder deste setor, o cooperativismo conseguiu se consolidar neste ano na região. Como exemplo desta expansão, uma nova cooperativa de leite foi fundada no município
Gazeta Rondônia
Rildo Costa
Assembleia de formação da nova cooperativa de leite fundada em Cerejeiras. Progresso promovido pelo cooperativismo. (Foto: Rildo Costa) O ano de 2021 bem que pode ser chamado de “O Ano do Cooperativismo” na região de Cerejeiras.
É evidente que as instituições cooperativistas não chegaram à região agora. Foi no início dos anos 2000 que isso aconteceu, com a abertura de uma agência da Sicoob Credisul em Cerejeiras em 2002 – o primeiro ponto de atendimento aberto fora de Vilhena, sede da instituição.
Mas foi em 2021 que o cooperativismo demonstrou todo o seu vigor na região.
Por exemplo, foi neste ano que nasceu mais uma cooperativa na região de Cerejeiras. A partir da plataforma do Laticínio Multibom, foi fundada a Coopermultibom, cooperativa láctea que já tem CNPJ, nome e diretoria e está prestes a começar a funcionar de fato. A fundação da nova cooperativa tem o apoio da Sicoob Credisul, instituição que, na prática, tem liderado o processo de desenvolvimento cooperativista na região de Cerejeiras, e teve a intermediação do Sindicato Rural de Cerejeiras, através de sua diretoria, cujo presidente é o produtor Jair de Oliveira Ferro.
Foi também em 2021 que as cooperativas de crédito ampliaram sua atuação no município, inclusive com a chegada de mais um sistema de cooperativas financeiras. Atualmente, já são três instituições cooperativistas de crédito com agência no município.
Como o ano de 2021 não foi um período fácil por causa da pandemia, as cooperativas também fizeram diferença na área social. Por exemplo, a Copama doou centenas de testes rápidos de covid no momento mais crítico da pandemia e a Sicoob Credisul doou para a Secretaria Municipal de Saúde máscaras N-95, caixas térmicas e uma câmara fria. A cooperativa também fez a doação de camisetas e cafés da manhã para os profissionais de saúde que trabalharam na vacinação.
Em termos de investimento em infraestrutura, o ano de 2021 também foi marcado por progresso. A Copama, por exemplo, investiu mais R$ 5 milhões na ampliação do armazém e secador que a cooperativa já tinha construído no município. A obra, que já tinha ficado em R$ 12 milhões, agora está recebendo mais incremento.
O secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, vê o cooperativismo como alternativa de produção e progresso para a região de Cerejeiras. “Esse polo é formado por pessoas do Sul do Brasil, que conhecem o sistema cooperativista. Alguns sulistas tiveram experiências ruins com cooperativas no passado, mas este medo está acabando, pois as cooperativas de Rondônia estão se consolidando e mostrando que têm uma diretoria séria e competente. Por isso, as cooperativas vão continuar crescendo”, diz Padovani, numa entrevista a esta coluna no município de Ariquemes no dia 15 deste mês.
Da mesma forma pensa o diretor executivo da Sicoob Credisul, Vilmar Saúgo. “A Sicoob Credisul, até por causa do seu porte, tem sido a mola-mestra deste processo. Agora, com a nova cooperativa de leite e com o trabalho da Copama, o cooperativismo se mostrou consolidado na região de Cerejeiras”.
Com tudo o que aconteceu em 2021 na região, proporcionado pelo cooperativismo, podemos esperar mais um ano de avanço em 2022. Vamos todos cooperar para isso!