O Ministério Público da comarca de Cerejeiras (RO) realizou na tarde desta quarta-feira (20) uma reunião de forma virtual com diversos agentes públicos envolvidos na recuperação do Rio Araras.
O evento foi coordenado pelo promotor de justiça Victor Monfredinho, da promotoria de Cerejeiras e contou com a participação da prefeita do município de Cerejeiras, Lisete Marth, servidores da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM-RO, servidores do Ministério Público de Rondônia – MP, convidados e imprensa.
Servidores da SEDAM que participaram de estudo de impacto ambiental causado no Rio Araras ao longo dos anos, explicaram durante a reunião; a constatação do mau uso do afluente, causando assoreamento e desbarrancamento ao longo do manancial, formando diversos bancos de areias, é fruto do desmatamento, atividades de plantio e pecuária em suas margens.
O Rio Araras é a principal fonte de abastecimento de água tratada, fornecida pela CAERD à população do município e nos últimos anos a captação está comprometida em razão da baixa vazão que não suporta o volume de consumo.
Representantes da CAERD comprometeram-se em encaminhar pedido de autorização para realizar a dragagem no ponto de captação, objetivando o melhoramento do nível de volume de água no período de estiagem e para isso contará com a parceria da prefeitura de Cerejeiras e SEDAM, com previsão de conclusão do processo no mês de março de 2021. Texto e Foto: Gazeta Rondônia.