27/01/2022 às 11h16min - Atualizada em 27/01/2022 às 11h16min

Hospital Oncológico Infantil desenvolve ações socioeducativas para prevenção ao Coronavírus e a infecções hospitalares

“É um alerta de que a pandemia não acabou e de que todos somos responsáveis pelo nosso autocuidado”, afirma coordenadora

Gazeta Rondônia
Assessoria
O lúdico está sempre presente nas ações para público infantil. Foto: Comunicação Pró-Saúde

Em meio ao cenário da pandemia de Covid-19 e a explosão de casos de sintomas gripais, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, preocupado em reforçar a cultura de segurança e prevenção, desenvolve ações socioeducativas voltadas a diferentes dentro a unidade.

Neste mês, o setor de Humanização do hospital está realizando ações itinerantes nos serviços de atendimento ambulatorial, onde os pacientes e seus acompanhantes são orientados sobre o autocuidado.

Um banner contendo ilustrações com dicas para a prevenção contra o Coronavírus está sendo utilizado como ferramenta pedagógica para estimular um bate-papo enquanto crianças e pais esperam a chamada pelo atendimento médico.

Não tirar a máscara, não colocar as mãos na máscara, usar o cotovelo para cumprimentar, lavar bem as mãos com sabão, usar sempre o álcool em gel, usar o antebraço na frente do nariz ao tossir, dentre outras, são dicas bem exploradas no banner utilizado na ação.

Quem prestou bastante atenção às orientações foi o paciente Luiz Carlos Silva, de oito anos de idade, morador do Município de Nova Esperança do Piriá.  

O menino, que está em tratamento há oito meses contra um câncer, aprovou a atividade. “Gostei muito da orientação. Aprendi que não posso dividir o brinquedo com os colegas para não me infectar e tenho que lavar as mãos com água e sabão”, disse o pequeno.

A coordenadora do setor de Humanização do Oncológico Infantil, Natacha Cardoso, afirma que a iniciativa de orientação visa à segurança de todos.

“É um alerta de que a pandemia não acabou e de que todos somos responsáveis pelo nosso autocuidado”, afirmou a coordenadora da Humanização.

As atividades educativas estão sendo desenvolvidas nas brinquedotecas, nos ambulatórios, nos leitos e em outros setores do hospital.

O Oncológico Infantil Octávio Lobo pertence à rede de Saúde Pública do Governo do Estado e é gerenciado pela Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 50 anos de atuação na gestão de serviços hospitalares.

Controle

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Oncológico Infantil realiza um trabalho contínuo e vem desenvolvendo ações no sentido de garantir a segurança de todos os pacientes.

A equipe do SCIH faz abordagens com todos os acompanhantes e pacientes com a finalidade de orientar e sensibilizar acerca de boas práticas para a prevenção de vírus e doenças respiratórias, incentivando o uso regular de máscaras e higienização das mãos.

O SCIH tem reforçado sobre a importância de se estar em dia com o ciclo vacinal, evitar aglomerações e estar atento aos casos de manifestação de sintomas gripais, bem como comunicar de imediato a equipe de enfermagem em casos suspeitos.

Segurança

Outra área do hospital também engajada é a de Segurança do Trabalho que vem orientando sobre o uso de máscara PFF2 (N95) em qualquer atividade do hospital.  

A equipe de Técnicos e uma engenheira de Segurança do Trabalho estão reforçando com todos os integrantes de equipes de profissionais, principalmente os que atuam no bloco cirúrgico e nas unidades de terapia intensiva, sobre a importância da higienização das mãos, paramentação e desparamentação de EPIs específicos nos procedimentos invasivos que geram aerossol (microgotículas).

A diretora Assistencial do Oncológico Infantil, Lorena Portal, destaca o valor da iniciativa. “Nossa gestão está sempre focada no cuidado assistencial. O paciente é sempre a nossa principal razão; buscamos sempre ofertar um serviço de qualidade aliado a um ambiente seguro para todos”, disse.

O Oncológico Infantil Octávio Lobo integra o seleto grupo de unidades que conquistou a certificação máxima de qualidade, ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável por avaliar critérios técnicos, procedimentos e de gestão de unidades de saúde.


Texto e fotos: Comunicação Pró-Saúde.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp