09/02/2022 às 16h23min - Atualizada em 09/02/2022 às 16h23min

Hospital Oncológico Infantil realiza “Caravana Solidária” para doação de sangue

Gazeta Rondônia
Assessoria
Profissionais da Agência Transfusional do Oncológico Infantil. Foto: Comunicação Pró-Saúde

Nesta sexta-feira (11) o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em parceria com a Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizará uma caravana solidária com a finalidade de aumentar o estoque de bolsas de sangue. O material coletado será utilizado para o tratamento de crianças e adolescentes atendidos pelo hospital.  

A Agência Transfusional do Oncológico Infantil realizará ações de sensibilização entre colaboradores para participar da campanha de doação, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Durante toda esta semana e até a véspera do evento, serão realizadas abordagens “corpo a corpo” nos setores do hospital a fim de sensibilizar possíveis doadores.  

A ideia encontrada para realizar a mobilização foi formar  “bloquinhos de carnaval solidário”, integrado por seis colaboradores que utilizam placas com mensagens chamando a atenção para a importância do ato solidário.

Um micro-ônibus será disponibilizado pelo Hemopa para fazer o traslado de 30 colaboradores que irão contribuir com o gesto solidário de amor ao próximo.

A campanha é fundamental para a conscientização de doadores.  "Abordamos a importância de doação de sangue para as crianças, pois de alguma forma elas precisam de transfusão de sangue.  O objetivo é incentivar o espírito de solidariedade, conscientizando a população sobre essa atitude que pode salvar vidas”, disse o enfermeiro Paulo Lima, da Agência Transfusional do Oncológico Infantil. .

O paciente Wallace Brito, de apenas quatro anos de idade, está em acompanhamento oncológico, ou seja, fora de tratamento. Com a autorização da mãe, ele gravou um pequeno vídeo para incentivar outras pessoas a aderirem à campanha de doação de sangue.

 

“Doe sangue para as crianças do Oncológico Infantil”, disse o pequeno paciente bastante comunicativo, sem apresentar nenhum sinal de timidez.

Os interessados em fazer a doação de sangue, fora da caravana, precisam informar, no Hemopa, o código 1766, lembrando que a doação deve ser destinada ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, mantido pelo Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde. Todos os anos a instituição de saúde, por meio de sua Agência Transfusional, realiza campanhas de doações de sangue.
 

Critérios para doação de sangue


Para ser um doador de sangue é necessário atender a alguns requisitos:  ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar com o responsável); ter massa corpórea acima de 50 kg; ter boa condição de saúde e ter documento de identificação original com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Texto e Foto: Comunicação Pró-Saúde.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp