11/02/2022 às 21h54min - Atualizada em 11/02/2022 às 21h54min

Em Cerejeiras, servidor público precisa passar por cirurgia nos olhos e pede ajuda financeira, saiba como ajudar

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O servidor público municipal, José Sabino da Silva, 45 anos, lotado na secretaria de obras e serviços públicos – SEMOSP, conhecido popularmente como “Sabino coveiro” em razão da função que ocupa no cemitério Cristo Redentor de Cerejeiras, precisa realizar uma cirurgia oftalmológica de urgência nos olhos e pede ajuda financeira para custear as despesas com médico, hospital especializado e deslocamento até a cidade de Cuiabá (MT), totalizando um custo aproximado de R$ 5 mil reais.
 
Diagnosticado recentemente com Pterígio, Sabino passou por avaliação oftalmológica que indicou a necessidade da cirurgia nos olhos e para a realização do procedimento cirúrgico precisa de ajuda.
 

“Estou recorrendo aos meus familiares, amigos e quem Deus tocar no coração para me abençoar com essa cirurgia, já estou com minha visão comprometida e pelo Sistema Único de Saúde – SUS vai demorar bastante em razão do grande número de pessoas na fila de espera, quem puder me ajudar com qualquer valor ficarei imensamente grato”. Disse Sabino.

José Sabino informou ainda, que, se por acaso, conseguir realizar a cirurgia na rede pública de saúde, os valores arrecadados serão destinados a outras pessoas que estejam necessitando de ajuda no momento.
 
Quem quiser ou puder ajudar com qualquer valor a chave Pix CFF é: 697.501.812-04 tendo como favorecido: José Sabino da Silva – informações: (69) 99225-1080.
 
O que é Pterígio?

Também chamado de "carninha do olho", o pterígio é o crescimento de um tecido avermelhado na superfície de um ou dos dois olhos. Geralmente, essa membrana começa a se desenvolver na parte branca do olho, chamada de esclera, e vai em direção à córnea, podendo provocar o comprometimento visual.

O pterígio ocorre mais frequentemente em pacientes que vivem em climas quentes, já que uma das principais causas para o surgimento do tecido é a exposição aos raios ultravioletas, além de fatores como a secura crônica da superfície conjuntival.

Causas

O pterígio pode ser causado por diferentes fatores, principalmente hereditários e ambientais. Entre as possibilidades, estão:

Exposição excessiva ao vento

Exposição à luz solar sem proteção contra os raios UVA e UVB

Exposição a agentes poluidores sem proteção

Ressecamento dos olhos

Fatores de risco

O pterígio ocorre com mais frequência em pessoas que moram em regiões quentes e secas. Indivíduos que passam muito tempo ao ar livre também são mais propensos a desenvolver a doença, já que estão expostos a agentes poluentes e raios ultravioletas a todo o momento.

De acordo com especialistas, a doença também é mais frequente em adultos, entre 20 e 40 anos, e costuma ser mais comum em homens do que em mulheres.

Sintomas de Pterígio

Há uma série de sintomas que antecedem o aparecimento do pterígio, como:

Irritação dos olhos

Vermelhidão nos olhos

Ardor dos olhos

Coceira

Sensação de cisco no olho

Fotofobia (sensibilidade à luz)

Inflamação ocular

Normalmente, o pterígio avança de forma gradual ao longo da vida do paciente, podendo parar de evoluir após algum tempo. Porém, em casos mais raros, o tecido pode avançar rapidamente, cobrindo a região da pupila e interferindo na visão.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »