24/02/2022 às 07h13min - Atualizada em 24/02/2022 às 07h13min

Senado aprova fim de sigilo em gastos de Bolsonaro com cartão corporativo

Despesas apenas de 2021 alcançaram R$ 11,8 milhões, valor superior à média anual registrada nos últimos oito anos

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado aprovou, nesta terça, requerimento para que o governo preste informações sobre os gastos da Presidência da República com os chamados cartões corporativos.
 
A petição segue agora para a Mesa Diretora da Casa, que deverá deliberar sobre o pedido.

 
O requerimento aprovado na CTFC, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), é dirigido ao ministro da Secretaria-Geral e solicita informações detalhadas sobre todas as despesas lançadas nos cartões entre 2019 e 2021, incluindo nome e CPF do portador, responsável por autorizar o gasto, nome e CNPJ do favorecido, e valor pago.
 
“Em desobediência aos princípios constitucionais e a decisões do STF, a Presidência tem se recusado a fornecer as informações sobre o uso destes cartões, atribuindo o rótulo de ‘sigiloso’ às informações de gastos da Presidência com os cartões”, diz trecho do requerimento.
 
De acordo com a petição de Contarato, é dever do Congresso processar e julgar as contas do Executivo que, por sua vez, não pode sonegar as informações.
 
Conforme divulgado pelo jornal O Globo, entre 2019 e 2021 foram gastos, aproximadamente, 30 milhões de reais nos cartões corporativos. As despesas de 2021 alcançaram o valor de 11,8 milhões de reais, um valor superior ao montante anual registrado nos últimos oito anos.
 
Fonte: Robson Bonin/Veja.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »