28/02/2022 às 14h05min - Atualizada em 28/02/2022 às 14h05min

Confira dicas da Energisa para aproveitar o carnaval com segurança em casa

Empresa orienta uso de canais digitais de atendimento durante o período

Gazeta Rondônia

Com o cenário ainda de pandemia devido à Covid-19 e variantes, a maioria das cidades cancelou o Carnaval de rua. Contudo, famílias já se planejam para celebrar a data em pequenos encontros em casa. Mesmo no seu lar, é preciso estar atento para que o momento de alegria não se transforme em tristeza. Pensando nisso, a Energisa preparou algumas dicas para a população evitar acidentes com a energia elétrica e aproveitar os dias de festa com tranquilidade em casa.
 
Por ser uma festividade muito popular, é necessário redobrar os cuidados com a segurança. “A recomendação da Energisa é de atenção. Para curtir o carnaval em casa é preciso tomar cuidado, principalmente em locais que as pessoas vão utilizar extensão para iluminar os locais. A população precisa redobrar os cuidados e sempre ficar atenta ao uso correto da energia elétrica”, alerta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Lenildson Santos.

A festividade brasileira sempre acontece no verão, período mais quente do ano. É comum que a população procure se refrescar em casa com piscinas, chuveiros, e banhos de mangueira. Entretanto, água não combina com energia elétrica. É primordial ter muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada próximo a piscinas e lugares com água. Esteja atento às seguintes orientações:
 
•      Atenção ao uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;
 
•      Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes; 

•      Cuidado ao utilizar aparelhos celulares carregando. Confira se o carregador é certificado, e procure não mexer no aparelho quando estiver carregando;

•      Evitar abrir geladeira e freezer de pés descalços. Procure usar calçados de borracha para manusear aparelhos ligados na tomada.

O coordenador de Saúde e Segurança ainda orienta quais cuidados devem ser tomados em caso de choque elétrico. “Se alguém sofrer um choque dentro do seu imóvel, vá até o disjuntor do quadro geral e desligue a energia. Nunca toque na pessoa diretamente ou com outro objeto, pois você também levará uma descarga elétrica. E em seguida, ligue para o socorro médico para que avalie a pessoa que se acidentou”, informou.
 
Em caso de choques elétricos, ligue para o 193, telefone do Corpo de Bombeiros. Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 647 0120.
 

Colisão em postes

 
Nesse período de festividade, é importante redobrar os cuidados no trânsito para evitar a colisão de veículos em postes, pois este tipo de acidente prejudica a população com a interrupção no fornecimento de energia, além disso o condutor do veículo pode sofrer consequências graves.  “Sempre que possível, deve-se evitar sair do veículo nestes casos, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima.  Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa”, orienta Santos.
 

Tempo de economia

 
Nesse período do carnaval, também é possível economizar energia. Algumas maneiras de utilizar equipamentos podem ajudar a não aumentar o preço da conta de luz. Nesse momento de calor intenso e festejos o recomendado é não deixar a porta da geladeira e freezer abertos por muito tempo; evitar ligar as luzes durante o dia e priorize lâmpadas de led; tenha preferência pela ventilação natural do ambiente; e aproveite a companhia dos familiares para sair das telas. Confira outras dicas para o uso eficiente de energia com o Descomplicador https://youtu.be/LSIe-XRTFpE .

 

Atendimento

 
Para facilitar o contato dos clientes com a concessionária, a Energisa disponibiliza três canais digitais com atendimento 24 horas. Pelo aplicativo Energisa On, Whatsapp Gisa  (69 9 9 9358-9673) ou na agência digital https://www.energisa.com.br os clientes podem solicitar os principais serviços oferecidos pela concessionária como mudança de titularidade, pedido de religação, informar falta de energia, parcelamento de débitos, pedido de ligação nova e segunda via. De forma prática e segura. A empresa ainda disponibiliza o pagamento de contas via PIX.
 
No período de carnaval a agência de atendimento presencial estará aberta normalmente, exceto as unidades localizadas em Chupinguaia, Espigão do Oeste, Rolim de Moura e Cacoal onde foram decretados feriado municipal na terça-feira (01). Fonte: ASCOM/Energisa.

 



 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp