28/02/2022 às 14h14min - Atualizada em 28/02/2022 às 14h14min

Hospital Oncológico Infantil recebe visita da Família Schurmann

Conhecidos internacionalmente por darem a volta ao mundo a bordo de um veleiro, família tomou contato com as ações de humanização e sustentabilidade do hospital

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O casal Schurmann com diretores e coordenadores do Oncológico Infantil. Foto: Comunicação Pró-Saúde.

Na sexta-feira (25), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, referência em tratamento de câncer infantojuvenil na Região Norte do país, recebeu a visita da Família Schurmann. Grande defensora de causas ecológicas e internacionalmente conhecida por ser a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo em 1984 a bordo de um veleiro sustentável.

O casal Vilfredo e Heloisa Shurmann foi recebido pelo diretor Operacional da Pró-Saúde, Rogério Kuntz, que esteve na companhia do diretor Hospitalar, Fábio Machado e da diretora Assistencial, Lorena Portal.

Durante a apresentação na brinquedoteca do hospital, os Schurmann abordaram a expedição “Voz dos Oceanos”, que sensibiliza a população mundial sobre o impacto do lixo nos oceanos. A iniciativa da família tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Quando decidiu navegar mundo afora em um barco à vela, sem motor, no ano de 1984, Heloisa Schurmann enfrentou dificuldades pela falta de tecnologia da época e compartilhou com os presentes como foi a decisão de sair de Florianópolis para viver essa aventura.

Ao falar também sobre o trabalho socioambiental que a família desenvolve, ela comentou sobre o comportamento da população ao descartar lixo em locais inapropriados e como esta ação é danosa para o meio ambiente.

“Quando realizamos a limpeza de praia, ficamos horrorizados ao encontrar plásticos que as pessoas usam no dia a dia. A população ainda faz isso, infelizmente”, revelou Heloisa.

“O lixo tem que ir para a lixeira", complementou Vilfredo.

Ações sustentáveis

O casal aproveitou para conhecer o trabalho de excelência desenvolvido na área da sustentabilidade pelo Oncológico Infantil, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde em Belém.

Entre as ações de sustentabilidade do hospital, o casal Schurmann conheceu o Ateliê Sustentável Gaia, espaço voltado exclusivamente à produção artística. A ação atua com o uso de materiais recicláveis e produção de materiais manufaturados, que são destinados a trabalhos pedagógico-artísticos. As atividades no ateliê contribuem para ampliar as iniciativas de humanização do trabalho de assistência realizado aos pacientes.

Outro projeto que também esteve no roteiro da visita foi a horta hospitalar “Cantinho Verde”, espaço idealizado pela área de Sustentabilidade e sob gestão do Serviço de Nutrição e Dietética (SND). O projeto contribui de modo efetivo para manter a qualidade e a segurança alimentar das refeições produzidas pelo SND do hospital.

Heloisa demonstrou admiração pelos trabalhos desenvolvidos no hospital.
“Para mim, foi uma surpresa chegar aqui no hospital infantil e encontrar um trabalho ecológico de reaproveitamento de materiais na sala de arte e na horta, locais que as crianças frequentam. Fiquei muito feliz por isso”, comentou.

O paciente Silvandro Leal, de 11 anos de idade, natural de Macapá (AP), há mais de 2 anos em tratamento no hospital, foi uma das crianças que ouviu atentamente a mensagem do casal.

“Achei muito legal, porque não é correto jogar lixo na rua e nem nos rios, isso prejudica o oceano”, disse a criança.

O diretor Operacional da Pró-Saúde, Rogério Kuntz, considerou a troca de experiência como um momento marcante.

“Foi extremamente gratificante esta experiência, pois aprendemos muito com as histórias, as culturas diversas e as aventuras que eles vivenciam pelo mundo, nos permitindo imaginar e sonhar esta realidade tão diferente da nossa. E ao mesmo tempo constatar que estas informações vêm ao encontro de muitos de nossos princípios, práticas de gestão, planejamento, organização e sustentabilidade”, reforçou o diretor

Texto e 
Fotos: Comunicação Pró-Saúde.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »