19/03/2022 às 14h01min - Atualizada em 19/03/2022 às 14h01min

Crianças em tratamento no Hospital Oncológico Infantil recebem visita especial do cãozinho Alecrim

A segunda edição da Visita Pet animou a manhã desta sexta-feira dos pequenos em tratamento contra o câncer

Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Integrantes do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará com os pacientes. Foto: Comunicação Pró-Saúde.

Os pacientes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém, tiveram uma experiência especial na manhã desta sexta-feira (18). Sorrisos, alegria e muito carinho marcaram a segunda edição do Projeto Visita Pet, que garante a interação de cachorrinhos com as crianças internadas.

No mês em que é comemorado o Dia Nacional dos Animais, o Escritório de Experiência do Paciente (EEP) do hospital colocou em ação o trabalho de Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como Pet-terapia.

Desta vez, quem visitou o Oncológico Infantil foi um estreante, de nome Alecrim, que atraiu a atenção de todos. Alecrim é um cão policial de um ano e um mês de vida, que vem da mistura das raças golden retriever com border colie.  

O pet, que chegou ao hospital fantasiado de Homem-Aranha, esbanjou simpatia e garantiu carinho e animação de todos os pacientes, principalmente entre os pequenos. 

Stella Gabrielly, de apenas quatro anos de idade, ficou deslumbrada com a presença de Alecrim. Internada há 16 dias e iniciando o tratamento contra um tumor na região abdominal, a menina, oriunda da cidade de Marabá, foi uma das crianças que mais interagiu com o animal.  


 

“Eu gostei muito do cachorro, eu brinquei com ele”, contou a garotinha animada, após muitos abraços no ilustre visitante. O ponto alto foi quando Stella conseguiu dar o comando para o cão cumprimentá-la, levando uma de suas patas até as mãos dela.

Para a assistente Elizabeth Cabeça, que integra a equipe de Experiência do Paciente, "esse tipo de atividade ajuda no tratamento de saúde emocional e física dos pequenos, além de garantir alegria”. 

Durante a ação, o animal esteve na companhia da médica veterinária Marina Coutinho, 2º Tenente, e do Comandante, Tenente-Coronel Gabriel, ambos integrantes do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará.

Alecrim foi treinado desde filhote para se relacionar com crianças e idosos. “Sua missão é visitar escolas, creches, asilos e hospitais, espalhando alegria e amor por onde passa”, explicou a Tenente Marina.

A coordenadora de Enfermagem do Oncológico Infantil, Michelle Kzam, explica que a ação é essencial na assistência aos pacientes. “Isso contribui no processo de hospitalização das crianças. Vê-las animadas em recreações que proporcionam bem-estar nos enche de esperança”, comentou.

O Hospital Oncológico Infantil é uma unidade do Governo do Estado do Pará, que atua como principal referência em oncologia pediátrica no Norte do país e presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Texto e fotos: Comunicação Pró-Saúde.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »