21/03/2022 às 18h43min - Atualizada em 21/03/2022 às 18h43min

Candidato a deputado, assistente social e líder jovem: quem é o homem acusado de matar e enterrar adolescente no quintal de casa em Rondônia

Gazeta Rondônia

Ronaldo dos Santos Lira, preso por matar e enterrar a adolescente Laryssa Victória no quintal de casa, sempre foi conhecido no meio político da região central de Rondônia.

Natural de Ouro Preto do Oeste, Ronaldo fez aniversário de 36 anos no último dia 25 de fevereiro e atuava na cidade na área de Serviço Social.

Através das redes sociais, o assistente social sempre demonstrou interesse pela política, e em 2016 chegou a se candidatar a vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Nas eleições de 2018 ele se candidatou de novo, mas desta vez como deputado estadual, também pelo PSDB. No entanto não recebeu votos suficientes para assumir a Assembleia Legislativa de Rondônia.

Em 2020, Ronaldo passou a fazer parte do Partido Social Democrático (PSD) para comandar a liderança jovem do partido na cidade.

No perfil do Facebook, o assistente social também gostava de fazer selfies com políticos eleitos de Rondônia, de deputados a senadores.

Segundo dados do Portal da Transparência de Ouro Preto do Oeste, Ronaldo trabalhou para a prefeitura em cargo comissionado de abril a dezembro de 2020, como administrador da Unidade Básica de Saúde Boa Esperança.

 

Prisão por homicídio e ocultação de cadáver

 

Ronaldo foi preso em flagrante na noite de domingo (20) após a Polícia Civil encontrar um corpo enterrado na casa onde ele mora, no bairro Colina Park, em Ouro Preto do Oeste.

Investigações feitas pela delegacia da cidade apontaram que o corpo é de Laryssa Victoria, a adolescente de 17 anos que sumiu na sexta-feira (18) após sair com amigas.

A suspeita é que Ronaldo matou a vítima usando um objeto perfurocortante e depois a enterrou na cova.

O delegado Niki Locatelli afirma ter encontrado possíveis vestígios de alterações na cena do crime.

"Ele lavou a cena do crime e queimou alguns objetos. Ele tentou despistar, mas não teve sucesso. No momento da prisão em flagrante, ele usou o seu direito constitucional de ficar em silêncio", diz o delegado.

Vídeos de câmera de segurança revelaram que no dia em que Laryssa desapareceu, Ronaldo puxou a vítima pela rua e a levou até sua casa. Fonte: G1

 

O crime

 

Laryssa Victória, de 17 anos, foi encontrada morta e enterrada em uma cova na noite de domingo (20) em Ouro Preto do Oeste (RO). O corpo da adolescente estava no quintal da casa de Ronaldo dos Santos Lira.

O delegado responsável pelo caso revelou que a adolescente estava desaparecida desde sexta-feira (18), após ter saído com amigas. No sábado (19), o pai da vítima fez um apelo nas redes sociais pedindo informações sobre o paradeiro dela.

O suspeito, natural de Ouro Preto, foi encontrado na casa da mãe e preso em flagrante. Abaixo, veja o que se sabe sobre o crime:

 

Como Laryssa foi morta?

 

A causa da morte ainda está sendo investigada. Segundo a Polícia Civil, cortes possivelmente de facas foram encontrados no corpo da vítima. A polícia trabalha com várias hipóteses, entre elas: estrangulamento e asfixia.

 

Laryssa foi dopada e estuprada?

 

Ainda não se sabe. Segundo o delegado responsável pela caso, exames para saber se a vítima foi abusada sexualmente já foram solicitados e estão em andamento.

 

Onde Laryssa foi encontrada?

 

O corpo de Laryssa Victória foi encontrado enterrado no quintal da residência do suspeito, no bairro Colina Park.

Segundo a polícia, o local de onde o corpo estaria foi determinado pelas imagens de câmeras de segurança, que mostram o suspeito puxando a vítima por uma avenida da cidade e a levando para sua casa

A partir de então, os policiais foram à casa do suspeito e no local, perceberam que havia uma área com terra revirada. Quando começaram a cavar, encontraram o corpo.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito colocou uma grande quantidade de cal sobre o corpo da adolescente, que segundo o delegado, foi utilizado para amenizar o odor.

 

Desde quando Laryssa estava desaparecida?

 

Ela estava desaparecida desde sexta-feira (18). Segundo a família da vítima, Laryssa saiu com algumas amigas para se divertir e desde então, ela não foi mais vista.

No sábado (19), o pai registrou um boletim de ocorrências sobre o desaparecimento da filha e fez um post nas redes sociais pedindo ajuda para encontrá-la.

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp