14/04/2022 às 19h16min - Atualizada em 14/04/2022 às 19h16min

Bilhete em garrafa ajuda a encontrar náufragos em ilha

Carta escrita pelos tripulantes foi encontrada por pescadores e entregue às autoridades locais; grupo passou 17 dias ilhado

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um bilhete encontrado em uma garrafa amarrada a uma boia ajudou a Marinha do Brasil a resgatar na quarta-feira, 13, seis tripulantes com vida – cinco homens e uma mulher – da embarcação 'Bom Jesus', que estava desaparecida desde o dia 27 de março. Eles foram encontrados na Ilha das Flechas, no norte do estado do Pará, a cerca de 150 km da capital. 

O bilhete escrito pelos tripulantes em 9 de abril foi encontrado por pescadores que estavam na região costeira da ilha e entregue às autoridades locais. O papel trazia a seguinte mensagem: "Socorro, socorro! Precisamos de ajuda, nosso barco pegou fogo, estamos há 13 dias na Ilha das Flechas sem comida. Avise nossas famílias". Os desaparecidos também listaram os contatos de alguns familiares.

Pode ser uma imagem de texto

Pode ser uma imagem de texto

Segundo a TV Tapajós, afiliada da TV Globo na região, o desaparecimento já havia sido comunicado à polícia por familiares na segunda-feira, 11. No último contato, em 26 de março, os tripulantes tinham informado que estariam de volta em cerca de 10 dias, o que não aconteceu.

Os seis tripulantes da embarcação

Os seis tripulantes da embarcação

A Marinha do Brasil informou que colaborou com órgãos estaduais e o resgate foi feito com o auxílio de um helicóptero Super Cougar. Os seis tripulantes foram levados para Belém e estavam em "bom estado geral de saúde". Mesmo assim, foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro de Sacramenta para atendimento médico. 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, ao ar livre e texto que diz

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, ao ar livre e texto que diz

Segundo relato dos náufragos à Marinha, a embarcação partiu de Santarém, no dia 24 de março, com destino ao município de Chaves (PA), quando os tripulantes foram surpreendidos por um temporal. Eles procuraram alguma praia para esperar a melhora no tempo quando viram um incêndio que se alastrava na cozinha, o que acarretou no naufrágio.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz

Os tripulantes passaram 17 dias ilhados, usando alimentos que estavam no barco, além de água da chuva para sobreviver. Nesse período, dois deles tiveram a ideia de colocar as informações de onde estavam em um bilhete dentro de uma garrafa, que foi lançada ao mar e encontrada pelos pescadores.

A Marinha do Brasil disse que irá instaurar um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
 


Fonte: Terra

 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »