17/04/2022 às 11h43min - Atualizada em 17/04/2022 às 11h43min

Trabalho, profissão ou carreira: o que você procura?

Marcia Tesser

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Trabalho, profissão e carreira parecem a mesma coisa, mas não são!

Trabalho é qualquer atividade que o indivíduo desempenha, de forma remunerada ou não. As pessoas podem desempenhar diversos trabalhos e eles sequer estarem relacionados. Normalmente não requer conhecimentos profundos sobre alguma área ou temática. Quem busca trabalho, geralmente distribui currículos para qualquer área disponivel no municipio que reside, seja empacotador, vendedor, atendente, serviços gerais, vaqueiro, etc., tendo ou não relação com os trabalhos anteriores. 


Já a profissão é uma vocação que requer conhecimento acadêmico em áreas específicas e normalmente relacionadas à profissionais liberais. É o caso de médicos, advogados, contadores, veterinários, entre outros. Quem busca ter uma profissão, deve focar os estudos nas áreas que deseja atuar.

Carreira profissional é a trajetória que um sujeito percorre durante a vida. Engloba cargos e empresas em que trabalhou, os conhecimentos acadêmicos e profissionais que acumulou e as competências e habilidades que desenvolveu para crescer profissionalmente. 

Para construir uma carreira, é necessário traçar uma meta a ser alcançada e ações que, juntas, convergirão para o alcance do objetivo. Por exemplo: caso seu desejo seja ser gerente de uma multinacional, é necessário analisar detalhadamente as exigências da função, como a graduação exigida, o conhecimento de língua estrangeira, o tempo de experiência em área administrativa ou comercial, entre outros. 

Assim, o candidato começa a construir sua carreira: inicia um curso de inglês, a graduação em áreas afins e os contratos de trabalho devem ser, necessariamente na área relacionada, seja administração ou vendas. Aqui não cabe aceitar qualquer trabalho. O trabalho precisa ser na área. Não cabe qualquer profissão, precisam ser profissões relacionadas à meta e que vão agregar no currículo.

O que você procura? Trabalho, profissão ou carreira?

Pense nisso!
 

Acompanhe nossas redes sociais para receber dicas diárias

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »