19/05/2022 às 09h43min - Atualizada em 19/05/2022 às 09h43min

IFRO abre inscrição para o "Programa Famílias Fortes" em Cerejeiras

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

 
Diversos estudos têm demonstrado que a melhoria na qualidade das relações familiares, a partir do treinamento de habilidades parentais e socioemocionais, favorece o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes prevenindo comportamentos de risco tais como o consumo de álcool e drogas, o abandono escolar, o envolvimento com violência, a iniciação sexual precoce e a gravidez na adolescência.
 
Neste contexto, foi desenvolvido o Programa Famílias Fortes, uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção, construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.
 
Na primeira hora de cada encontro os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz. Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como, ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
 
Na segunda hora, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam independentemente, trabalham na comunicação e resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.
 

Cerejeiras

 
Em Cerejeiras, por meio do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MDH em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO (Campus Colorado do Oeste) , o programa Famílias Fortes terá início no dia 21 de maio, na AMMTC, às 14 horas.

Para participar do Projeto, a família precisa realizar a inscrição no Whatsapp (69) 9 93035424, com a Marcia.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »