09/07/2022 às 18h35min - Atualizada em 09/07/2022 às 18h35min

Economia: Em 2021, Brasil foi responsável por mais de 50% do PIB da América do Sul

Os dados foram registrados pelo Banco Mundial e demonstram a liderança que o país tem por décadas dentro do continente.

Vanessa Dall Alba

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Foto/Reprodução: Seu Dinheiro.
O Brasil por mais um ano vem mantendo a sua liderança dentro da América do Sul. Já que, no ano de 2021 o país foi responsável por mais de 50% do PIB da região. Os dados são do Banco Mundial.
 
O país vem ocupando esse status desde 1970, com uma diferença notável em relação a Argentina, que está em segundo lugar, responsável por cerca de 15,3% do PIB no mesmo ano.

 
De acordo com especialista em economia, esse resultado apresenta que o Brasil tem uma melhor capacidade em aproveitar todas as potencialidades do país. Entretanto, não quer dizer que a economia brasileira não venha passando por problemas ou ainda que não precise de mudanças para melhorar ainda mais o seu desempenho.
 
Quando levada em consideração a variação ocorrida durante o ano de 1965, quando Argentina e Paraguai apresentaram para o Banco Mundial os dados financeiros, o Brasil já vinha demonstrando níveis superiores aos demais países.
 
Em 1995, cerca de 55,55% do PIB da América do Sul era oriundo do Brasil. Já em 2015, o número caiu para 53,7%, já em 2020 foi de 51,8% e em 2021 passou para 50,12%. Contudo, mesmo com essa queda, o Brasil ainda ocupa o primeiro lugar.
 
Segundo a pesquisadora do Ibre-FGV, Lia Valls, o primeiro lugar que o país ocupa representa o tamanho da economia interna, interligada a um território grande, além de um nível superior de industrialização, riquezas nacionais e também a agropecuária brasileira que é bastante competitiva no mercado mundial.
 
Ainda de acordo com Lia Valls, esse status que o PIB nacional vem tendo, não significa que a economia nacional não passe por problemas, mas sim que esses mesmos problemas necessitam ser abordados e que meios sejam definidos para a diminuição dos mesmo e garantir essa liderança por mais anos.
 
Fonte: CNN Brasil.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »