COLORADO DO OESTE: IFRO capacita intercambistas da Universidad Autónoma del Beni

Por Gazeta Rondônia-
2 Min

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, recebeu três intercambistas da Universidad Autónoma del Beni (UAB), unidade Trinidad, para uma ação de capacitação em laboratórios.
intercambio-beni-colorado-004.jpg

Os intercambistas são professores das áreas de veterinária e agronomia, que dos dias 27 de junho a 1º de julho participaram de capacitações nos Laboratórios de Solos e de Bromatologia do IFRO. Desde 2019, há contato entre o campus e a universidade boliviana para parceria interinstitucional, que com o período de distanciamento causado pela pandemia ficou aguardando melhor período para concretização e esse foi o primeiro grupo de intercambistas da Universidad del Beni a ter atividades no Campus Colorado do Oeste para um projeto de capacitação.  Eles acompanharam os processos, as análises de rotina, as práticas laboratoriais e houve troca de conhecimento sobre as áreas. Em 2021, o campus recebeu uma comitiva para conhecer a unidade e visualizar as áreas em que as primeiras atividades em parceria poderiam ser desenvolvidas. Conforme o planejamento, novos períodos de intercâmbio devem ocorrer, em Colorado e em Trinidad.
intercambio-beni-colorado-005.jpg

O Chefe do Departamento de Extensão (Depex) do Campus Colorado, Willian Mota, explicou como foi a primeira visita dos representantes da Universidad del Beni ao campus e o desenvolvimento desta primeira atividade da parceria. “Nossos laboratórios chamaram a atenção deles pela estrutura e equipe disponível, gerando a proposta de capacitações. O Depex ajudou na organização da visita realizada em 2021, além das tratativas para efetivar o projeto de capacitação realizado em 2022. E continuaremos a apoiar essa e outras parcerias externas para manter um intercâmbio de conhecimento entre as instituições”, relatou.  Fonte: ASCOM