07/08/2022 às 09h53min - Atualizada em 07/08/2022 às 09h53min

Artista de brega funk é assassinado a tiros na frente de bar

Gazeta Rondônia

Considerado um dos principais incentivadores do movimento de brega funk em Pernambuco, um jovem artista foi assassinado a tiros na frente de um bar no interior do estado. Diego Leonarderson da Silva Araújo, conhecido como Don Diego, de 31 anos, fundou o “Blog dos Bregueiros” e ajudou bandas e cantores a divulgar a música na internet.

O crime ocorreu na sexta (5), em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco. Outro homem, não identificado, também foi baleado. Segundo a Polícia Civil, o ferido seguiu para uma unidade de saúde.

Segundo informações postadas no "Blog dos Bregueiros", o corpo de Diego foi velado, neste sábado (6), na quadra poliesportiva em Chã de Alegria, na mesma região do estado. “Saudades do nosso amado Don Diego”, postou o blog. O enterro ocorreu no cemitério da mesma cidade.

Por meio de nota, a polícia informou que registrou um homicídio consumado, o de Diego, e uma tentativa de assassinato.

“As vítimas foram encontradas com perfurações de arma de fogo em frente a um bar”, informou o comunicado.

Na nota, a corporação disse que recebeu informações de que os homens baleados estavam em frente ao local. Um desconhecido chegou e efetuou os disparos, fugindo em seguida.

“As investigações foram iniciadas e seguem até elucidação do crime”, acrescentou na nota. Até a última atualização desta reportagem, ninguém tinha sido preso.

 

Repercussão

Neste sábado, outros artistas do estilo repercutiram o crime, pelas redes sociais. A cantora Palas Pinho postou uma foto de Diego e escreveu: “descanse em paz”.

Em texto, a cantora afirmou que recebeu a notícia com "muita tristeza", porque Don Diego foi "uma pessoa muito importante para o nosso movimento".

Segundo ela, o "Blog dos Bregueiros" foi o primeiro que divulgou "única e exclusivamente o nosso brega".

 

"Apesar da força do Blog, Don sempre era acessível e disposto a lançar um novo trabalho. Ele tinha muito respeito pelo nosso movimento e era um verdadeiro Bregueiro", escreveu.

 

Palas disse ainda que ele costumava ir a shows. "Só tenho gratidão ao Don pela força dada para a minha Banda Ovelha Negra e ao projeto Amigas do Brega", declarou.

O cantor André Viana disse que Diego “era uma pessoa fora do série” e “um grande parceiro”. “Deus vai receber sua alma de braços abertos”, escreveu.

 

Importância

 

No livro “Ninguém é perfeito – a vida é assim”, o jornalista Tiago Soares conta a história da música brega em Pernambuco.

Em um dos capítulos, o “Blog dos Bregueiros” é o tema. Segundo a publicação, Diego, então estudante, criou a página em 2012.

O "Blog dos Bregueiros" de acordo com o livro, conta com espaço para áudio e vídeo e local para divulgação de shows e casas noturnas.

 

“Entre 2013 e 2017, é o ambiente virtual com maior apelo e status dentro do brega recifense”, descreve a publicação.
 

MC Don Diego é enterrado em Chã de Alegria, na Mata Norte

Antes dos blogs, o brega era divulgado principalmente por meio de Cds piratas, vendidos em carrocinhas que circulavam pelo Recife. Don Diego ajudou a digitalizar as coletâneas musicais.

Em 2018, ele participou do programa "Capital do Brega", exibido pela TV Globo. Ele disse que começou com o blog por causa da falta de veículo específico para o estilo na internet.

"Queria mandar um alô para os bregueiros de plantão", disse, na ápoca, justificando a ideia do nome do projeto. Fonte: G1


Notícias Relacionadas »
Comentários »